Gaudium news > Concluído no Chile a 110ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal

Concluído no Chile a 110ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal

Punta de Tralca – Chile (Terça-feira, 17-11-2015, Gaudium Press) Como um encontro “fraterno e de comunhão” foi qualificada pelos Bispos a 110ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal de Chile (CECh) que se desenvolveu desde o dia 09 até o dia 13 de novembro na Casa de Exercícios localizada em Punta de Tralca.

Concluído no Chile a 110ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal 1.jpg

Ao concluir esta instância, os Bispos destacaram em coletiva de imprensa que esta versão do encontro contou com a presença do Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Gerhard Müller, com quem dialogaram sobre diversos temas da vida da Igreja, e do Ministro do Interior e Segurança Pública, Jorge Burgos, com o que tiveram uma conversa sobre aqueles assuntos de interesse nacional que preocupam tanto a Igreja como ao Governo.

O Bispo de Melipilla e Secretário Geral do Episcopado, Dom Cristián Contreras Villarroel, destacou na oportunidade que no dia 10 foi dedicado por completo a escutar a 28 pessoas, leigos e consagrados, especialmente convidados, para conhecer diretamente deles seu olhar sobre o momento atual que vive a Igreja chilena, e como a realidade eclesial interpela a ser uma Igreja de misericórdia.

Com muita generosidade -disse o prelado- estas pessoas “quiseram vir compartilhar conosco, com franqueza e confiança, seu parecer sobre o momento que vivemos. Esta experiência foi muito gratificante para os Bispos. Nos faz bem escutar, não somente o que queríamos escutar. Foi este um exercício do que queremos ser: Igreja em comunhão, contribuindo cada qual a partir de sua diversa situação e perspectiva”.

Por sua vez, Dom Alejandro Goic, Bispo de Rancagua e Vice-presidente da CECh, comentou que durante o desenvolvimento da Assembleia Plenária, os Bispos dedicaram três sessões à formação sobre prevenção do abuso, conforme o compromisso contido nas Linhas Guia “Cuidado e Esperança”, vigentes em todas as dioceses do país desde 16 de julho.

Finalmente os Pastores da Igreja dedicaram um espaço à reflexão das conclusões e contribuições do recente Sínodo Ordinário sobre a Família, a partir do testemunho do Cardeal Ricardo Ezzati, Arcebispo de Santiago e Dom Bernardo Bastres, Bispo de Punta Arenas, representantes do episcopado chileno na assembleia sinodal. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas