Gaudium news > Sacerdote dos EUA indaga fiéis: É Cristo seu Rei?

Sacerdote dos EUA indaga fiéis: É Cristo seu Rei?

Nova York – Estados Unidos (Quarta-feira, 25-11-2015, Gaudium Press) A Igreja universal celebrou no último domingo, 22 de novembro, a Solenidade de Cristo, Rei do universo. Apesar do culto que se tributa a Jesus Cristo na Liturgia e na oração dos fiéis, ainda poderia estar faltando uma aplicação prática na vida dos crentes, motivo pelo qual o Padre Charles Pope, sacerdote da cidade de Nova York, Estados Unidos, fez considerações das palavras do próprio Jesus Cristo sobre sua realeza.

Cristo seu Rei.jpg

A primeira pergunta da reflexão, redigida para National Catholic Register, é que Jesus fez a Pilatos durante seu juízo, quando o procurador romano indagou sobre sua condição de Rei: “Isto o dizes por tua conta, ou porque outros disseram de mim?”. “Esta é uma pergunta que você e eu devemos responder”, indicou o sacerdote. “Porque é muito frequente que, quando tem que ver com as verdades de Fé, nos contentemos meramente como dar respostas formuladas que temos escutado de outros”.

Para o Padre Pope, ainda que seja correto afirmar que a Fé a recebemos de outros, existe diferença entre repetir o que outros dizem e proclamar por conta própria, experimentar e dar testemunho do Reinado de Cristo. Cada crente deveria poder afirmar que “no laboratório de minha própria vida provei a Palavra de Deus e percebi que é verdadeira. A Fé que a Igreja anunciou e transmitiu por milênios é fiel e certa e sou testemunho disto porque está mudando minha vida”, propôs o sacerdote. “Estou vivendo como morrem os pecados e como revivem as graças”.

Obediência ao Rei

A segunda reflexão novamente se inspira no diálogo de Jesus Cristo e Pilatos, quando Nosso Senhor reafirma sua condição de Rei diante do ceticismo do governante: “Tu dizes que sou rei. Para isto nasci e para isto vim ao mundo, para dar testemunho da verdade. Todo o que é da verdade escuta a minha voz”.

Padre Pope expressou estas palavras de outra maneira para questionar aos leitores: “Se você diz que sou Rei então você deve saber que minhas palavras têm a única autoridade em sua vida e que todas as demais perspectivas contrárias ou comprometedoras devem ir embora”. Isto produz uma aplicação concreta do conceito de entender que Cristo é Rei. “Seu reinado não é somente um cantar de hinos ou um louvor vago. Seu reinado em nossas vidas se trata da obediência à verdade que Ele proclama e que Ele é”.

A pergunta aos leitores é, portanto, se isto se cumpre em sua vida. “É obediente em todo aspecto? Realmente Ele governa quando se trata de suas perspectivas sobre os temas morais cruciais de nossos dias”, indagou o sacerdote. “Está você em conformidade com as veradades que ele proclama nas Escrituras e através de sua Igreja?”. A lista de temas sugeridos pelo Padre Pope abarca o ensinamento da Igreja sobre o respeito à vida humana, a reta sexualidade dentro do sacramento do Matrimônio e a definição natural da família.

A obediência a Jesus Cristo é uma condição indispensável para considerá-lo Rei do universo. “As palavras não são o indicador de tê-lo a Ele como nosso Rei. Escutar seu testemunho da verdade e obedecê-lo o é”, concluiu o sacerdote, que convidou a comparar sua influência na vida com a cultura, a política ou qualquer outro aspecto da vida. “Quem ocupa na realidade o trono em sua vida?”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas