Gaudium news > Jubileu da Misericórdia é tema de assembleia arquidiocesana, em Maceió

Jubileu da Misericórdia é tema de assembleia arquidiocesana, em Maceió

Maceió – Alagoas (Quarta-feira, 25-11-2015, Gaudium Press) A 17ª Assembleia de Pastoral da Arquidiocese de Maceió ocorreu entre os dias 19 e 20 de novembro, no Seminário Nossa Senhora da Assunção, na capital alagoana, com base em reflexões acerca do Jubileu extraordinário da Misericórdia.

Nesta ocasião, os participantes lançaram propostas de estratégias pastorais para a vivência do Ano Santo, em vista dos estudos sobre o Sacramento da Reconciliação e a Penitência.

Logo no início, a primeira conferência comentou a bula de proclamação do Jubileu “Misericordae Vultus”, assim como as diretrizes para a sua celebração.

Já a segunda palestra abordou a Penitência como expressão da Misericórdia, procurando desta forma mostrar a prática do Sacramento da Reconciliação e a busca de ações de como melhorar a pastoral.

Segundo o Padre José Luciano Duarte, responsável pela conferência, “o sacramento da penitência é considerado por muitos como o primo pobre. Precisamos pensar em novos métodos para valorizá-lo em nosso meio”.

Em seguida, o sacerdote mostrou como o sacramento se desenvolveu ao longo dos séculos e se adaptando a novas realidades. “Antes era só administrado uma única vez, posteriormente, infinitas”, disse.

Por sua vez, o Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, lembrou que é da Catedral que partirá qualquer iniciativa do Ano da Misericórdia. Sendo assim, no próximo dia 20 de dezembro, a Porta Santa, a do lado esquerdo, será aberta para receber os fiéis durante o Jubileu.

“Teremos uma agenda com padres que estarão disponíveis, em horários determinados, para o sacramento da penitência. E, para marcar este Ano Santo, um confessionário bonito será colocado de forma visível na Catedral”, ressaltou.

Ainda conforme o prelado, “o Ano Santo é um ano santificador, onde aquilo que é atributo de Deus passa a ser propriedade das pessoas e dos sacerdotes”.

“O desejo do coração do pastor é estendido para que as ovelhas recebam benefícios. Na bula ‘Misericordiae vultus’ encontramos o apelo para que sejamos santos. É como se a Igreja tivesse uma reserva, algo de muito precioso que tem para distribuir”, concluiu Dom Antônio, na cerimônia de encerramento. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Maceió

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas