Gaudium news > Como restaurar o apetite saudável pela Beleza?

Como restaurar o apetite saudável pela Beleza?

Londres – Inglaterra (Quarta-feira, 25-11-2015, Gaudium Press) A plataforma web New Liturgical Movement destacou uma reflexão sobre a necessidade de restituir a sensibilidade com relação a arte sacra e a Liturgia através de um método inspirado em um protocolo de recuperação para crianças vítimas de casos extremos de desnutrição. A ideia, exposta pelo redator Joel House, é recuperar um “apetite saudável pela Beleza”.Como restaurar o apetite saudável pela Beleza.jpg

O autor referiu ter conhecido ao Dr. John Patrick, criador de um exitoso protocolo médico que salvou milhares de vidas de crianças ao redor do mundo. O profissional, ao invés de atender as crianças vítimas de desnutrição avançada com soluções ricas em nutrientes, projetou um programa gradual de adaptação aos alimentos que poderiam ser assimilados à “reabilitação” necessária nas pessoas que não tiveram contato com a beleza e que por este motivo resistem ao contato com a arte sacra.

“Como músicos sacros com um apetite saudável pela tradição, a música de alta qualidade e as liturgias gloriosas, é fácil ver a situação em várias paróquias e cair em desconsolo”, afirmou o autor. Para oferecer uma esperança nestes casos, propôs o método do Dr. Patrick. O médico oferecia aos seus pacientes um caldo aguado inicialmente, esperando que fossem recuperando o apetite. Depois acrescentava substância ao caldo, sempre deixando que o apetite antecedesse ao incremento, para finalmente permitir à criança comer o quanto desejasse no momento em que o apetite era normal. Segundo sua experiência, a possibilidade de êxito na recuperação é de mais de 95 por cento.

Deste método se desprende um conselho para os músicos nas paróquias. Além do apoio dos sacerdotes, o compromisso de ao menos várias famílias de fiéis e a capacidade e trabalho dos músicos, se requer educação e prudência para levar aos fiéis do simples até o mais complexo e elaborado, permitindo que a paróquia desenvolva um “apetite saudável pelos aspectos mais difíceis musicalmente de nossa tradição”, aconselhou House. “Simplicidade, elegância, confiança e consistência são o melhor caminho para adiante e envolver toda a paróquia é chave”.

Este caminho não economiza trabalho, e exige esforço e constância inclusive quando já se obteve frutos notáveis, explicou o autor. “A renovação pessoal, o perdão (…), um renovado sentido do propósito e a alegria cristã, e a presença real de Cristo mesmo” são dons da graça que permitem realizar o processo. “Há um apetite saudável que podemos fomentar e recuperar através da liturgia bela e a música sacra. Então a música é elevada e se converte em um meio de oração, não um fim em si mesma”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas