Gaudium news > Roma também celebrará o Jubileu das Crianças

Roma também celebrará o Jubileu das Crianças

Roma – Itália (Quinta-feira, 26-11-2015, Gaudium Press) Por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que se iniciará no próximo dia 08 de dezembro, Roma também acolherá o Jubileu das Crianças. O evento ocorrerá no próximo dia 20 de dezembro e girará em torno da já tradicional festa da bênção dos ‘Bambinelli’ -imagens do Menino Jesus- que desde o início dos anos noventa se celebra na Praça de São Pedro, no Vaticano, durante a oração do Ângelus Dominical.

Roma também celebrará o Jubileu das Crianças 1.jpg

A jornada, animada pelo Centro de Oratórios Romanos, tradicionalmente se realiza o Terceiro Domingo do Advento, mas nesta oportunidade mudará de data para o Quarto Domingo deste tempo litúrgico, já que no dia 13 de dezembro ocorrerá a abertura da Porta Santa da Catedral de Roma – Basílica de São João de Latrão. Por este motivo o encontro dos “Bambinelli” será no dia 20 de dezembro.

Aproveitando o Ano Santo da Misericórdia, a partir do Centro dos Oratórios de Roma estão convocando as crianças da Cidade Eterna para que esse dia participem de seu Jubileu. Tal como está escrito na convocatória que se dirigiu aos párocos e responsáveis dos oratórios da capital italiana: “Esse domingo celebraremos juntos ao Jubileu das Crianças dos oratórios de Roma. Será um momento importante de nosso caminho neste ano especial que o Papa Francisco quis presentear-nos”.

A jornada começará a partir das 07h30 no Castelo de Sant’Angelo, onde se reunirão as crianças dos oratórios. Dali começarão uma simbólica peregrinação até a Basílica de São Pedro, percorrendo primeiro a Via della Conciliazione, ao interior da ilha peatonal que pelo Ano da Misericórdia se disporá ali para a última etapa antes de ingressar à Basílica Papal. Finalmente a procissão de crianças fará seu ingresso à Basílica de São Pedro através da Porta Santa da Misericórdia.

Às 10h está prevista uma solene celebração Eucarística que presidirá o Cardeal Angelo Comastri, Arcipreste da Basílica de São Pedro. Uma vez que culmine a Santa Missa, as crianças dos oratórios romanos se dirigirão até a Praça de São Pedro, onde participarão de um momento de animação e ao meio-dia do Ângelus junto com o Papa Francisco, que no transcurso da oração mariana abençoará as imagens do Menino Jesus que levem consigo os pequenos. Eles posteriormente levarão seus “Bambinelli” aos seus lares para colocá-los nos presépios durante a noite de Natal.

Roma também celebrará o Jubileu das Crianças 2.jpg

O lema do Jubileu das Crianças será “Abre o Coração”, seu objetivo é o de preparar aos pequenos para o nascimento do Menino Deus, tal como é o propósito do Centro dos Oratórios Romanos ao organizar esta iniciativa, com a qual se busca que a bênção das imagens se difunda cada vez mais nas comunidades paroquiais e assim “ajudar as crianças a preparar a chegada de Jesus que nasce nos lares, mas sobretudo no coração, e redescobrir por meio deste simples sinal o sentido da espera”.

A bênção dos “Bambinelli” cada vez ganha maior difusão em outras dioceses italianas com eventos locais que se realizam especialmente nas paróquias. Outros países também se somaram a esta tradição que goza de grande significado neste Tempo de Advento. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas