Gaudium news > Qual a missão dos leigos no mundo? Bispo catarinense responde

Qual a missão dos leigos no mundo? Bispo catarinense responde

Brasília (Sexta-feira, 27-11-2015, Gaudium Press) O decreto “Apostolicam Actuositatem”, de autoria do Papa Paulo VI – que na época do Concílio Vaticano II, assinou o decreto sobre o apostolado dos leigos -, completou no último dia 18 deste mês de novembro seus 50 anos de criação. Contudo, o documento, ainda é desconhecido por muitos leigos e religiosos.

Gaudium Press.jpg

Sobre esse assunto, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e bispo da Diocese de Caçador, em Santa Catarina, Dom Frei Severino Clasen, explicou qual a responsabilidade de ser apresentado o conteúdo deste decreto.

“Cabe a nós divulgar e apresentar a sua riqueza e seu conteúdo evangelizador para os tempos atuais. Naturalmente muita coisa mudou, mas o seu conteúdo continua atual e vai além dos nossos tempos”, disse.

Segundo o prelado, o decreto traz em seu conteúdo o papel dos leigos desde o início da existência da igreja, pois “o apostolado dos leigos, uma vez que dimana da sua própria vocação cristã, jamais pode deixar de existir na Igreja. A própria Sagrada Escritura demonstra abundantemente quão espontânea e fecunda foi tal atividade nos primórdios da Igreja” (cf. At 11,19-21; 18,26; Rm 16,1-16; Fl 4,3)”.

Dom Severino lembrou que através deste documento do Papa Paulo VI, os leigos encontram em Nosso Senhor Jesus Cristo a maneira adequada de se viver em sociedade.

“Através da espiritualidade no seguimento a Jesus Cristo, os leigos descobrem uma mística própria do seguimento e orientação para uma vida digna, justa e fecunda na família, no mundo do trabalho e na sociedade”.

Além disso, o presidente da Comissão episcopal Pastoral para o Laicato convida todos os leigos e demais fiéis a serem cristãos em onde quer que estejam.

“Nos habituamos em ser cristãos dentro dos templos enquanto no mundo nos escondemos como cristãos. Explica-se porque tanta corrupção e violência e a maioria em nosso continente ocidental por pessoas que foram introduzidos na doutrina cristã”, enfatizou.

Sobre a celebração pelos 50 anos do decreto sobre o apostolado do leigo, Dom Severiano aconselhou como os leigos devem exercer esse apostolado.

“Os leigos exercem o seu multíplice apostolado tanto na Igreja como no mundo. Numa e noutra destas ordens, se abrem vários campos de atuação apostólica. Queremos recordar aqui os principais. São os seguintes: as comunidades da Igreja, a família, os jovens, o ambiente social e a ordem nacional e internacional”, reforçou.

No final, o religioso expressou seu desejo para que a missão do apostolado leigo continue a trazer paz para todos.

“Fomentemos a esperança que, depois de 50 anos da promulgação desse decreto, saibamos todos que a missão continua. O desejo de conhecer Jesus Cristo e o seu Evangelho é tarefa apostólica própria dos batizados, resgatando a paz tanto desejada em todo o mundo”, concluiu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas