Gaudium news > Irmãs Sacramentinas celebram seus 300 anos de fundação em cerimônia na Bahia

Irmãs Sacramentinas celebram seus 300 anos de fundação em cerimônia na Bahia

Salvador – Bahia (Terça-feira, 01-12-2015, Gaudium Press) Os 300 anos de fundação da Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento, conhecidas como Sacramentinas, foram comemorados pelas religiosas em uma celebração ocorrida na manhã desta segunda-feira, 30, em Salvador. O Arcebispo e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, ficou a cargo de presidir a Missa festiva.

Gaudium Press.jpg

Neste dia, o prelado enalteceu a festa pelos três séculos de fundação da congregação, que se estende a toda Igreja. Segundo Dom Krieger, “é uma festa da Igreja porque a Igreja recebe um carisma, um dom”, sendo que “as irmãs acolheram esse dom e estão aí vivendo e espalhando pelo mundo. E a nossa Arquidiocese no Brasil foi a primeira a ser beneficiada com a presença delas”.

“Elas estão há mais de 100 anos trabalhando aqui, dando a sua colaboração para o crescimento do Reino de Deus, e formaram gerações e gerações de crianças e de jovens, que hoje adultos e estão aí testemunhando que vale a pena seguir a Jesus Cristo”, afirmou.

Além disso, os sacerdotes vindos de diversas paróquias e dioceses baianas, bem como diáconos, seminaristas, professores, funcionários, pais e estudantes do Colégio Sacramentinas também estiveram presentes na Celebração Eucarística.

Como forma de demonstrar a representatividade da Congregação do Santíssimo Sacramento pelo mundo, meninos e meninas percorreram todo o ginásio com as bandeiras dos países onde as religiosas se encontram presentes.

“É uma emoção muito grande vivenciar essa celebração dos 300 anos. São três séculos de história, é uma emoção e nesse momento me faltam até palavras. É uma alegria e eu fico pensando assim: ‘eu também faço parte dessa história'”, revelou Irmã Luzia, Sacramentina da Arquidiocese de Vitória da Conquista.

A superiora da Congregação em Salvador e diretora do Colégio Sacramentinas, Irmã Ana Paula, acredita que a celebração tenha sido um momento de júbilo, de ação de graças. “Celebrar 300 anos é dar graças a Deus por tudo aquilo que Ele nos deu. Caminhando nas pegadas de Pierre Vigne que, há 300 anos, nunca imaginou que fundaria uma Congregação, mas que começa com sete primeiras irmãs a fazer esse trabalho de acompanhar as crianças, os jovens”, explicou.

Irmã Ana Paula lembrou ainda da participação dos leigos que caminham ao lado da congregação e que fazem parte da história.

“Então, como Arcebispo metropolitano só me resta agradecer este dom, pedir a Deus que as abençoe, e que particularmente de nossa Arquidiocese surjam muitas e muitas vocações para viver o carisma do bem-aventurado Pierre Viegne”, concluiu Dom Murilo Krieger.

Presente em diversos países da Europa, América do Sul e África, a Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento é uma ordem feminina Sacramentinas foi fundada em 30 de novembro de 1715, tendo início após a conversão de seu fundador, Pierre Vigne.

As primeiras sete irmãs da Congregação haviam tido a missão de acompanhar os peregrinos, assim como a de educar crianças e jovens e serem solidárias com os enfermos e necessitados.

As Irmãs desembarcaram em terras brasileiras em 1903, se instalarando, inicialmente, em Salvador, cidade onde permanecem até os dias atuais, fundando desta forma casas religiosas em outras metrópoles do país. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas