Gaudium news > Museu de Arte Sacra de São Paulo exibe obras da história da religiosidade popular brasileira

Museu de Arte Sacra de São Paulo exibe obras da história da religiosidade popular brasileira

São Paulo (Terça-feira, 01-12-2015, Gaudium Press) O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) oferece aos seus visitantes até o próximo dia 3 de janeiro a exposição temporária de rememoração, com objetos remetentes à arte religiosa.

Gaudium Press.png

Considerado como um documento histórico, o acervo reúne obras da coleção artístico-cultural dos Palácios do Governo e do próprio espaço.

Maria Inês Lopes Coutinho, uma das curadoras da mostra, afirmou em entrevista à A12 que as obras já têm uma vida pública de cerca de 40 anos, contudo, nunca puderam ser vistas como parte de um mesmo conjunto.

“A mostra vai ficar no museu até o ano novo e fizemos um período um pouco maior de visitação para, justamente, as pessoas terem a oportunidade de ver”, revelou.

Dividida em três núcleos, a exposição traz cerca de 80 peças. “São oratórios, mobiliário, peças que representam a religiosidade popular e que, juntas, montaram um conjunto de grande expressão artística e histórica”, afirmou.

As chamadas “obras-ícones” compõem o primeiro núcleo, com peças de artistas como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, sendo um dos destaques a imagem de Nossa Senhora das Dores, vista como uma das obras mais expressivas do escultor.

Já outra peça do notável artista mineiro é a imagem de São José, que pertence ao acervo do Palácio do Governo do Estado de São Paulo.

No terceiro núcleo, existem objetos de arte que retratam a religiosidade popular, como as tradicionais procissões, além de peças como oratórios, cadeiras, coroas de reisado e outros utensílios que remetem a esse tipo de manifestação.

“São peças realmente escolhidas, raras, de importância, de fé, que envolvem uma feitura artística de alta qualidade e representação histórica e que são raramente vistas juntas”, salientou Maria Inês. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas