Gaudium news > Inicia-se o Primeiro Congresso Franciscano sobre Educação e Missão

Inicia-se o Primeiro Congresso Franciscano sobre Educação e Missão

Curitiba – Paraná (Terça-feira, 01-12-2015, Gaudium Press) Com uma mensagem de boas-vindas aos participantes do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Michael Anthony Perry, deu-se início nesta segunda-feira, 30 de novembro, à cerimônia de abertura do Primeiro Congresso Franciscano.

Gaudium Press.jpg

Nesta ocasião, a carta foi transmitida pelo Definidor-geral para a América Latina, Frei Valmir Ramos.

Com base na temática central do encontro, foi ressaltado que a educação franciscana é um agente transformador no mundo. Além disso, a mensagem exibida no começo do evento reforçou que este elemento é considerado um casamento do intelecto e do afeto, que deve ser transmitido no trabalho pastoral, da mesma forma como as palavras de São Francisco de Assis.

Logo no primeiro dia de atividades, o Congresso Franciscano contou com uma palestra do secretário italiano para a Formação e Estudos da Ordem dos Frades Menores, Frei Cesare Vaiani. Nesta ocasião, o religioso abordou acerca da evangelização franciscana na educação em meio aos desafios da cultura atual.

Mais tarde, o Frei Gilberto Garcia, reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), comentou a memória, a identidade, os desafios e os sonhos da educação franciscana brasileira e ibero-americana.

Em seguida, houve dois eventos, sendo o V Encontro de Centros de Estudos Franciscanos Superiores Ibero-Americanos, e depois, o I Congresso Nacional de Educadores Franciscanos – CFMB.

No primeiro foram discutidas as iniciativas nas instituições franciscanas de ensino superior em países como Brasil, Colômbia, Equador e Estados Unidos. Por sua vez, o segundo evento reforçou o rosto da educação franciscana no Brasil.

Prosseguindo seus trabalhos até esta quinta-feira, 3 de dezembro, o Congresso conta com o apoio do Colégio Bom Jesus, da FAE Centro Universitário, da Universidade São Francisco, da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) e do Instituto de Filosofia São Boaventura. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Curitiba

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas