Gaudium news > Arcebispo comenta detalhes do Jubileu da Misericórdia e da Festa do Bonfim em 2016

Arcebispo comenta detalhes do Jubileu da Misericórdia e da Festa do Bonfim em 2016

Salvador – Bahia (Sexta-feira, 11-12-2015, Gaudium Press) O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, junto com o reitor da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, Padre Edson Menezes, concederam na tarde desta quinta-feira, 10 de dezembro, uma entrevista coletiva para explicar os últimos preparativos para o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia arquidiocesano e a Festa do Senhor do Bonfim de 2016.

Gaudium Press.jpg

De acordo com Dom Murilo, a Arquidiocese de Salvador terá duas Portas da Misericórdia, sendo uma localizada no Bonfim – a ser aberta no próximo domingo, dia 13, às 16h – e a outra no Santuário Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, em Belém de Cachoeira – a ser aberta no dia 20, no mesmo horário.

“Mas, porque Porta da Misericórdia? Porque Jesus falou ‘Eu sou a porta, quem passar por mim será salvo’. Então, passar pela porta não é um ato mágico, é um ato de fé. O Papa pede que quem vier, venha como peregrino, aquela pessoa que se prepara, e, pela oração, vem caminhando para receber o abraço do Senhor”, disse.

Ainda conforme o Primaz do Brasil, a palavra-chave que remete este Ano Santo é Misericórdia, uma vez que significa “o olhar de Deus para nós pecadores”.

“Deus quer nos acolher e a gente sabe que quando uma pessoa faz uma experiência forte da misericórdia, ela está feliz, atravessa desafios, enfrenta problemas, se relaciona bem com todo mundo, é capaz de perdoar porque ela se sentiu perdoada”, explicou. Depois, ressaltou o fato da abertura das Portas da Misericórdia como um momento histórico, e que acontecerá pela primeira vez na Arquidiocese de Salvador.

A Festa do Bonfim em 2016

Sobre a Festa do Bonfim em 2016, Dom Krieger informou que todos os paroquianos, bem como membros de grupos, pastorais e outros segmentos da Igreja poderão agendar peregrinações ao Bonfim e ao Santuário através do hotsite criado para este período festivo.

“Aqui será assim, nesse Ano da Misericórdia, o coração da Nossa Arquidiocese. Os olhos estarão voltados para cá. Haverá atendimento especial de confissão, padres para dar orientação espiritual, leigos para acolher. Nós queremos que aqui, quem vier ao longo do ano, sozinho ou em grupo, que venha para se reconciliar com Deus e com os irmãos”, disse, acrescentando ainda que além das peregrinações, haverá jubileus durante todo o ano.

Depois de apresentada a programação do Ano Santo na Arquidiocese, o Padre Edson Menezes comentou a Festa do Bonfim 2016, que neste ano terá como novidade um grande abraço que os devotos darão em volta do templo.

“No último dia da novena vamos fazer um gesto significativo que é abraçar a Mansão da Misericórdia. Abraçaremos a Mansão da Misericórdia e seremos abraçados pela misericórdia infinita de Deus. A motivação espiritual para a festa do Senhor do Bonfim é o Ano da Misericórdia. E Jesus, o Senhor do Bonfim é exatamente a revelação do rosto misericordioso do Pai”.

A Porta da Misericórdia

“A Porta (da Misericórdia) depois de aberta ficará à disposição para que os devotos possam fazer o rito de passagem individualmente ou em grupo. As paróquias, as pastorais, os movimentos já estão agendando peregrinações que acontecerão durante todo o ano e também celebrações de jubileus. Nós estamos aumentando o número de confessores e aqui durante todo o dia poderemos atender as pessoas em confissão”, concluiu Padre Edson. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas