Gaudium news > O sistema métrico e a decadência da arquitetura

O sistema métrico e a decadência da arquitetura

Redação (Quinta-feira, 21-01-2016, Gaudium Press) No jornal Le Figaro, Jean Bernard Litzler escreveu um artigo intitulado: “Há 157 anos… o sistema métrico provocou a decadência da arquitetura”.

Assinala, com inevitável humor francês, que em 1859, o mesmo jornal para o qual escreve hoje, Le Figaro, desfrutou de assinalar em artigo de data de 03 de setembro de 1859, que a rejeição do antigo sistema duodecimal em benefício do sistema métrico foi a causa de que a arquitetura se torna-se prática, eficiente, mas sem talento.

Em 1859, Le Figaro já percebeu a “decadência da arquitetura moderna”. “Melhor que isso, havia encontrado a causa. Uma origem insuspeita: a adoção do sistema métrico decimal, que se adotou desde a Revolução Francesa de 1789. O colunista Paul d’Ivoi havia feito esse descobrimento durante um congresso arqueológico que teve lugar em Estrasburgo”, escreve Jean Bernard Litzler.

“Este é nosso fatal sistema decimal de pesos e medidas que matou a arquitetura”, escreveu Paul d’Ivoi em 1859 no Le Figaro. “O sistema decimal é conveniente, diz a verdade, é bom para contar, multiplicar, dividir, fazer impossível a fraude, é uniforme e regular, tem vantagens inegáveis, mas é prejudicial para a arquitetura. Em troca, o velho sistema de medidas, o sistema duodecimal, com um pé que se pode dividir em doze polegadas, o polegar em doze linhas, o ‘sou’ (1) em doze denários, etc era benéfico para a arquitetura”. “Qualquer um que adotasse o sistema métrico não tinha Fé e não podia fazer um bom arquiteto”, assinala D’Ivoi.

E qual foi a razão? Simplesmente porque o número 10 só se pode dividir por 1, 2 e 5, mas em troca o número 12 é número sagrado. “É o número dos Apóstolos e pode ser dividido em 1, 2, 3, 4 e 6. O número 3 é o número sagrado por excelência, é um número divino” D’Ivoi conclui.

O artigo de D’Ivoi termina comentando os problemas de um arquiteto de Estrasburgo que era um defensor do sistema métrico. D’Ivoi discute com ele dizendo: “Mede seu edifício com um metro e não com uma ‘toise’ (2)? Olhe, você não tem Fé, só pode ser um arquiteto decadente!”.

Isto deveria ser tema para um interessante debate. Existe uma filosofia por trás do sistema duodecimal e outra por trás do sistema métrico? A mudança de um sistema para outro, feito durante a Revolução Francesa na década de 1790, foi só uma coincidência?

Por Diácono Arthur Hlebnikian, EP

Traduzido por Emílio Portugal Coutinho

____

1. Sou é uma antiga moeda francesa de baixo valor. (Dicionário de Oxford)
2. Toise (símbolo: T) é uma unidade de medida de longitude, área e volume originária da França pré-revolucionária. Na América do Norte, que foi utilizada nos estabelecimentos franceses coloniais no princípio da Nova França, Louisiana francesa (Louisiane), e Quebec. 1 Toise era exatamente 6 Pés (uns 1.949 metros) na França até 1812. (Wikipédia)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas