Gaudium news > Cardeal Zen pede oração pelos cristãos perseguidos da China em Congresso Eucarístico

Cardeal Zen pede oração pelos cristãos perseguidos da China em Congresso Eucarístico

Cardeal Zen pede oração pelos cristãos perseguidos da China em Congresso Eucarístico.jpg

Cebú – Filipinas (Terça-feira, 26-01-2016, Gaudium Press) O Bispo emérito de Hong Kong, Cardeal Joseph Zen Ze-kiun, se dirigiu aos assistentes do Congresso Eucarístico Internacional pedindo orações pelos cristãos perseguidos em todo o mundo e em particular, por aqueles na China, que “estão ainda em águas profundas, em um fogo incinerante, uma terrível realidade”.

“Quem merece mais ser chamado testemunha, testemunha da verdade do que Cristo que é nossa esperança de glória?”, questionou o purpurado. “Eu penso que são os que são testemunhas por excelência: os mártires”. O Cardeal explicou que os fiéis chineses acreditam em Cristo “como seu Redentor, que morreu na Cruz, que renova Seu supremo sacrifício da Cruz na Eucaristia, que outorga a plenitude de Seu Espírito e assim nos introduz a uma vida abundante, uma vida de amor e glória”.

O Cardeal Zen relatou como o regime ateu transformou o sistema educativo para instigar “o desdém pela religião e particularmente pela Igreja”. Em uma reunião de mestres, as autoridades tentaram conquistar que os educadores pedissem a expulsão do Núncio Apostólico e os missionários estrangeiros sob a acusação de ser agentes “imperialistas”. Em meio deles um sacerdote de incógnito levantou a voz quando se pediu a votação dos presentes. “Não nos está permitindo declarar-nos contra a Igreja, contra o Papa, contra o Sucessor de São Pedro, contra aqueles que representam a Cristo em nossa Igreja”. O sacerdote “desapareceu nesse dia”, recordou o Cardeal, que também recordou a grande perseguição de 1955, quando mais de mil crentes incluindo o Bispo de Shanghai, Dom Ignatius Kung Pin-Mei, foram presos. O prelado foi criado Cardeal em segredo e só pode inteirar-se de sua dignidade em 1988, morreu no exílio no ano 2000.

O purpurado explicou aos fiéis que podem ajudar aos cristãos perseguidos a pertencer ao mesmo Corpo Místico. “Nossas orações, especialmente nossa adoração ao Senhor Eucarístico dará esperança a estes nossos irmãos e irmãs e depois da Cruz vem a ressurreição; depois das tribulações, haverá glória e alegria eternas”.

No Congresso Eucarístico Internacional Cebú 2016 não puderam participar os delegados da China continental pela ausência de permissão oficial, apesar de que participaram católicos de Macau e Hong Kong, que pertencem a regiões autônomas com maior liberdade religiosa. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas