Gaudium news > Fé: melhor herança que se pode deixar, diz Papa na Casa Santa Marta

Fé: melhor herança que se pode deixar, diz Papa na Casa Santa Marta

Cidade do Vaticano – (Quinta-feira, 04/01/2016, Gaudium Press) – A primeira leitura da liturgia da Santa Missa do dia de hoje, quinta-feira, 04 de fevereiro, fala da morte do Rei Davi.

E o Papa Francisco, na homilia da celebração Eucarística na Casa Santa Marta, comentou: “Toda vida tem um fim. Este é um pensamento que não gostamos muito, mas é a realidade de todos os dias”, disse, para continuar em seguida:
“Pensar no último passo é uma luz que ilumina a vida, é uma realidade que devemos ter sempre diante de nós”.

Davi

Davi reinou sobre Israel durante 40 anos, “porém, quarenta anos também passam”.

Antes de morrer, recordou o Pontífice, ele exortou seu filho Salomão a observar a Lei do Senhor.

Em vida ele foi um grande pecador, porém, ele aprendeu a pedir perdão. Reconheceu seu erro e pediu perdão.

É por isso mesmo que a Igreja o chama de “Santo Rei Davi. Pecador, mas Santo”!

Na hora da morte, ele deixa uma herança para seu filho. Ele deixa para Salomão “a herança mais bonita e maior que um homem e uma mulher podem deixar aos filhos: deixa a fé”:

O ‘testamento’ de Davi

“Quando se faz o testamento, as pessoas dizem: ‘Mas a ele deixo isto, a este deixo aquilo, àquele deixo aquilo outro …’. Sim, tudo bem, mas a mais bela herança, a maior herança que um homem, uma mulher pode deixar aos seus filhos é a fé.

E Davi faz memória das promessas de Deus, faz memória da própria fé nessas promessas e as recorda ao filho. Deixar a fé como herança.

A herança do Batismo

Francisco comentou que na cerimônia de Batismo damos aos pais a vela acesa.

É a luz da fé, e com este gesto estamos dizendo: ‘Mantenha-a, faça-a crescer no seu filho e na sua filha e deixe-a como herança”.

Deixar a fé como herança. É isso o que nos ensina Davi.

E ele morre assim, simplesmente, como cada homem. Mas ele sabe bem o que aconselhar ao filho e qual seja a melhor herança que lhe deixa: não é o reino, mas a fé! “.

Um exame de Consciência

O Papa concluiu com um exame de consciência: “Qual é a herança que eu deixo com a minha vida? “:

“Deixo a herança de um homem, uma mulher de fé? Aos meus deixo esta herança? Peçamos ao Senhor duas coisas: não ter medo deste último passo em nossa vida. (…) e uma segunda coisa: que todos nós possamos deixar com a nossa vida, como melhor herança, a fé, a fé neste Deus fiel, este Deus que sempre está ao nosso lado, este Deus que é Pai e jamais desilude”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas