Gaudium news > Seminário Maior de Roma celebra a festa de Nossa Senhora da Confiança

Seminário Maior de Roma celebra a festa de Nossa Senhora da Confiança

Roma – Itália (Sexta-feira, 05-02-2016, Gaudium Press) Os alunos do Pontifício Seminário Maior de Roma se preparam mais uma vez para viver uma das principais festividades da comunidade educativa: a festa de Nossa Senhora da Confiança, que este ano levará por tema “Quero Misericórdia e não sacrifício”.Seminário Maior de Roma celebra a festa de Nossa Senhora da Confiança 1.jpg

A comemoração, que ocorre todos os anos no sábado anterior ao início da Quaresma, acontecerá na noite do dia 06 de fevereiro e no contexto do Ano Santo da Misericórdia que celebra a Igreja Universal.

“O contexto do Jubileu da Misericórdia nos faz aprofundar e compreender cada vez mais quanto é importante o título de Maria Mãe da Confiança. Também Maria recebeu uma vocação e a confiança que ela põem em Deus, consiste precisamente em dizer ‘aqui estou’, sabendo que podia confiar. A partir desta experiência se consolida a atitude que é o estilo típico de crente que sabe confiar no amor misericordioso do Senhor em cada passo de sua vida”, disse Dom Concetto Occhipinti, Reitor do Seminário, que foi citado por RomaSette.it, meio de comunicação da Diocese de Roma.

A festividade de Nossa Senhora da Confiança estará marcada por três momentos. O primeiro será a celebração das Laudes às 07h30, presidida por Dom Paolo Lojudice, Bispo Auxiliar da Diocese romana; o segundo momento será a Santa Missa em homenagem a Nossa Senhora, presidida pelo Vigário do Papa para a Diocese de Roma, o Cardeal Agostino Vallini, às 11h30; e finalmente as vésperas que guiará Dom Fernando Filograna, Bispo de Nardò – Gallipoli, a partir das 19h.

Além disso, o Seminário Maior abrirá suas portas para a iniciativa “Vésperas da confiança”, para todos os fiéis que querem compartilhar um momento de oração, assim como de fraternidade junto aos seminaristas. “É preciosa a relação entre o Seminário e a comunidade paroquial, assim como realidade eclesial de serviço caritativo”, comenta Dom Occhipinti.

A devoção a Nossa Senhora da Confiança está vinculada com a venerável Chiara Isabella Fornari, religiosa clarissa que faleceu em 1744, e que está em processo de Beatificação. A Irmã, que era Abadessa do Mosteiro da Cidade de Todi, recebeu graças místicas, tinha numerosas visões e contava com uma especial devoção à Mãe de Deus levando sempre consigo um belo e milagroso quadro da Virgem com o Menino Jesus em seus braços.

Devido as graças que esta imagem outorgava, nasceu a devoção à Virgem sob o título de Nossa Senhora da Confiança, realizando-se diversas cópias. Uma delas se fez mais famosa que a original e é a que se encontra hoje no Pontifício Seminário Maior de Roma, onde é venerada pelo mesmo Pontífice.

Seminário Maior de Roma celebra a festa de Nossa Senhora da Confiança 2.jpg

De acordo com uma tradição, foi a milagrosa imagem da Virgem da Confiança que livrou em duas ocasiões o seminário de uma epidemia de cólera que alcançou a Cidade Eterna nos anos de 1837 e 1867. Além disso, quando na Primeira Guerra Mundial foram enviados uns cem seminaristas para a batalha, todos eles encomendaram sua proteção e chegaram sãos e salvos. Em agradecimento a este dom, foi entronizada sua imagem em uma capela de mármore e prata que se construiu no Seminário. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas