Gaudium news > Igreja na Colômbia exorta fiéis para que rezem pedindo chuva

Igreja na Colômbia exorta fiéis para que rezem pedindo chuva

Bogotá – Colômbia (Sexta-feira, 05-02-2016, Gaudium Press) Desde o final de 2015 grande parte do território colombiano se viu afetado pelo chamado “Fenômeno do el Niño” que trouxe consigo uma forte seca: os rios diminuíram sua intensidade, vários dos produtos agrícolas começaram a escassear, foi necessário os cortes do serviço de água em algumas cidades e se apresentaram incêndios florestais em diferentes povoações.

Igreja na Colômbia exorta fiéis para que rezem pedindo chuva.jpg

Diante desta dramática situação a Igreja na Colômbia está convidando aos sacerdotes, dioceses e comunidades paroquiais, para que durante as Missas dominicais do próximo dia 07 de fevereiro se elevem rogativas para que chova e cesse a seca que afeta grande parte da Colômbia.

O chamado veio do Secretário-Geral da Conferência Episcopal da Colômbia, e Bispo Auxiliar de Cali, Dom José Daniel Falla, que através de uma mensagem os convidou a realizar ditas orações para pedir o dom da chuva: “Se sugere que, antes de terminada a Eucaristia, abençoem um pouco de água em um recipiente visível a todos os fiéis e realizem a oração correspondente às rogativas para pedir chuva (Missal Romano, pg. 956), dando a mensagem que todos os batizados e pessoas de boa vontade temos o compromisso de cuidar da água, que é dom de Deus, para que o precioso líquido alcance para todos nós e as futuras gerações. Além disso, onde seja costume realizar procissões com esta intenção se convida a realizá-las”.

O prelado também apelou para que se gere consciência sobre a importância de cuidar da água: “quero convidá-los para que animem aos seus sacerdotes a vincular-se com um sinal muito nosso que ajudará aos fiéis a tomarem consciência da importância da água e do compromisso de cuidá-la (…) deem ênfase em ‘a água é bendita, devemos cuidá-la'”.

Este chamado faz também eco das palavras do Papa Francisco na Encíclia “Laudato si”, onde assinala que “a água potável e limpa representa uma questão de primeira importância, porque é indispensável para a vida humana e para sustentar os ecossistemas terrestres e aquáticos”.

“O solo, a água, as montanhas, tudo é carícia de Deus. A história da própria amizade com Deus sempre se desenvolve em um espaço geográfico que se converte em um sinal personalíssimo, e cada um de nós guarda na memória lugares cuja recordação lhe faz muito bem. Que cresceu entre os montes, ou que de criança se sentava junto aos córregos a beber, ou quem julgava em uma praça de seu bairro, quando voltar a esses lugares, se sente chamado a recuperar sua própria identidade”, diz também o Papa na Encíclica. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas