Gaudium news > Arcebispo de Olinda e Recife escreve mensagem Quaresmal

Arcebispo de Olinda e Recife escreve mensagem Quaresmal

Recife – Pernambuco (Quarta-feira, 10-02-2016, Gaudium Press) Em mensagem Quaresmal, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, destacou que “liturgicamente, a Quaresma provoca nos fiéis um consciente processo de conversão que resulte num modo de viver pascal, tanto no plano pessoal, como no nível comunitário e eclesial”, pois “a conversão, que faz parte da natureza do tempo pascal, significa passar de um modo de viver centrado em nós mesmos para uma vida nova, toda mobilizada a partir da misericórdia”.

view.jpg

“Neste ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, cuja abertura solene ocorreu no dia 8 de dezembro de 2015, somos particularmente convidados a viver, com mais empenho, esse rico tempo de conversão que começa com a Quarta-feira de Cinzas, conforme orienta a Bula Misericordiae Vultus”, escreve.

As leituras da Quaresma, prosseguiu, mais especificamente neste ano do Evangelho de São Lucas, “nos indicam que a misericórdia não pode ser apenas um sentimento de piedade diante do sofrimento alheio”, uma vez que “a misericórdia deve ser o princípio mobilizador, a referência de nossa vida, tornando-nos pessoas geradoras de justiça, paz, perdão e alegria”.

“A misericórdia nasce no mais íntimo do coração humano, mas deve também se expressar no espaço público, provocando a transformação da realidade. Por isso, uma das exigências da misericórdia é o cuidado e o respeito aos direitos de cada pessoa e da comunidade humana, como um todo”.

“O Ano da Misericórdia fala às nossas paróquias para que sejam mais e mais acolhedoras e abertas a todas as pessoas de boa vontade, católicas/cristãs ou não. Especialmente nós, pastores do povo de Deus, cuidemos para que nossa linguagem e atitude pastoral nunca sejam de quem detém nas mãos o poder sagrado; somos apenas testemunhas e instrumentos de um Deus que é Amor e acolhe a todos, como o pai do filho pródigo (Evangelho do 4o domingo da Quaresma). Só pode ser essa a nossa atitude, ao exercer o ‘ministério da reconciliação’. O Papa nos lembra que somos servidores e não detentores do perdão divino. Esse mistério do perdão se expressa no sacramento da penitência, realizado de um modo mais pascal. Como será importante que neste Ano da Misericórdia possamos nos beneficiar e oferecer mais intensamente a graça deste sacramento, inclusive, disponibilizando-nos para o mutirão de atendimento que acontecerá na Matriz do Santíssimo Sacramento, na Boa Vista, em Recife, organizado pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia”, acrescenta.

Ainda conforme Dom Saburido, na Arquidiocese de Olinda e Recife, a Quaresma de 2016 está em comunhão com o início do ministério paroquial dos irmãos presbíteros em suas novas paróquias. “Certamente, estas mudanças trarão para os próprios sacerdotes e para as comunidades muitos ganhos espirituais e pastorais. Em algum caso, em razão do simples fato da mudança, haverá um certo sofrimento que, todavia, com o passar do tempo, será absorvido, por se entender que esse gesto praticado com amor, na obediência e consciência mais abrangente de Igreja, representará um benefício para todos. Todas as paróquias fazem parte desta Igreja Particular, na qual, unidos, exercemos nosso ministério, na condição de discípulos missionários. Por isso, embora cada um tenha seu próprio modo de ser, devemos formar um só corpo para viver a unidade que Deus espera e pede de nós”, ressalta. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas