Gaudium news > Paróquia nos Estados Unidos celebra “funeral do Aleluia” pelo início da Quaresma

Paróquia nos Estados Unidos celebra “funeral do Aleluia” pelo início da Quaresma

Chicago – Estados Unidos (Quarta-feira, 10-02-2016, Gaudium Press) O Domingo anterior ao início da Quaresma tinha uma bela e curiosa tradição medieval, recordada atualmente por algumas comunidades religiosas e paróquias: o “funeral do Aleluia”. A Paróquia de St. John Cantius em Chicago, Estados Unidos, recuperou este costume, adaptando-o para celebrá-lo dentro do templo.

Paróquia nos Estados Unidos celebra ?funeral do Aleluia? pelo início da Quaresma.jpg

O gesto busca destacar o sentido penitencial do tempo da Quaresma, assim como o profundo significado da renúncia ao alegre canto do Aleluia durante este tempo litúrgico. “Desistimos de dizer Aleluia, a canção cantada pelos anjos, porque fomos excluídos da companhia dos anjos por conta do pecado de Adão”, expõem a Paróquia em sua página web. A renúncia a este canto também recorda o lamento do povo de Israel durante o desterro em espera da intervenção misericordiosa de Deus.

A tradição antiga incluía uma procissão encabeçada pelas crianças do coro ao final da oração das Vésperas, que preparavam um “ataúde” onde se reservava a palavra “Aleluia” e se levava até um lugar adequado para enterrá-la. A procissão se acompanhava de lamentos e o funeral incluía alguns gestos similares ao dos funerais dos fiéis. Após o sepultamento, os coristas regressavam em procissão ao Templo.

A forma atual praticada na Paróquia norte-americana é muito mais simples, adaptada para seu uso dentro do templo. “No Domingo anterior à quarta-feira de cinzas, depois da Santa Missa, enquanto o coro e a congregação cantam ao tradicional Aleluia, um acólito sustenta uma tábua grande adornada na qual está inscrito ‘Aleluia’ em letras douradas”, expõem a paróquia. O acólito leva a tábua até o altar da Santíssima Virgem, onde fica “sepultado” sob a toalha da mesma.

Na Vigília Pascal, a tábua é retirada de seu “sepulcro” e levada até o celebrante pelo diácono antes da leitura do Evangelho, que lhe diz “Lhe anuncio uma grande alegria: é o Aleluia”. Após este gesto, o sacerdote entoa o Aleluia em três tons distintos, que são respondidos alegremente pelo coro. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas