Gaudium news > Cerimônia no Santuário da Piedade marca início da Quaresma em Belo Horizonte.

Cerimônia no Santuário da Piedade marca início da Quaresma em Belo Horizonte.

Belo Horizonte – Minas Gerais (Quinta-feira, 11-02-2016, Gaudium Press) O Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo presidiu a Missa de Quarta-Feira de Cinzas no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté.

view.jpg

Neste dia, a cerimônia marcou o início do Tempo Quaresmal e a abertura Nacional da Campanha da Fraternidade 2016 – na Arquidiocese de Belo Horizonte, a abertura da Campanha será no dia 13 de fevereiro.

Ao iniciar a celebração comentando a Campanha da Fraternidade deste ano, Dom Walmor lembrou que nesta época, “todos os cristãos são chamados a pensar sobre a enorme responsabilidade de cuidar e de respeitar o nosso mundo, que é fruto do amor de Deus. Precisamos assumir este compromisso”.

“Aqui no Santuário da Padroeira de Minas, diante dessa magnífica arquitetura divina, cercados pela natureza, podemos iniciar este compromisso”, disse.

Segundo o prelado, “à luz da espiritualidade e da devoção Mariana, podemos dar testemunho de nosso amor pela criação de Deus”.

Em sua homilia, Dom Walmor destacou a Quaresma como o tempo onde cada um deve percorrer um caminho de conversão importante e necessário, olhando o coração, refletindo sobre nossa maneira de sentir, de falar e de tratar as pessoas.

Além disso, é um período para avaliarmos profundamente como agimos. “Jejum, esmola e oração é um importante exercício de interioridade para que nosso coração recupere nossa condição de filhos e filhas de Deus”, acrescentou.

“Na oração, vivemos a experiência da intimidade com Deus. O jejum, mais que um peso sobre nossas costas, é exatamente uma atenção sobre o modo como usufruímos dos bens da criação. É uma forma de recuperarmos o equilíbrio; E a esmola, é o gosto de sermos misericordiosos com o nosso próximo. Não é entregar as sobras. É doar de forma respeitosa, de coração”, recordou Dom Walmor. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas