Gaudium news > Nomeado novo pároco para Catedral Basílica Menor, em Curitiba

Nomeado novo pároco para Catedral Basílica Menor, em Curitiba

Curitiba – Paraná (Quinta-feira, 11-02-2016, Gaudium Press) O mais novo pároco da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba, Padre Élio José Dall´Agnol, foi acolhido na manhã deste domingo, 7 de fevereiro. A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo.

Gaudium Press.jpg

Logo no início da celebração, o sacerdote recebeu as chaves do sacrário e da Catedral, sendo este um gesto simbólico, onde o Bispo não apenas confia só a Igreja, mas toda comunidade paroquial.

Em seguida, o Padre Élio agradeceu pela acolhida e afirmou que seguirá o plano pastoral da Arquidiocese. “Fui chamado e aqui estou”, declarou.

Padre Élio José Dall´Agnol

Nascido em Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul, Padre Élio matriculou-se no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos em 25 de fevereiro de 1965, dando início assim a sua trajetória religiosa.

Mais tarde, recebeu o Diaconato em 9 de outubro de 1971 e o Presbiterato em 4 de dezembro do mesmo ano, por Dom Pedro Fedalto, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, Bigorrilho.

Entre os anos de 1972 e 1973, Padre Élio foi Chanceler da Cúria Metropolitana de Curitiba, sendo nomeado em 25 de janeiro de 1973 como vigário cooperador da Catedral.

Após ser nomeado Vigário Paroquial de Santa Teresinha do Menino Jesus em 1974, e pároco de Nossa Senhora do Carmo, no Boqueirão, em 1978, seguiu sua jornada em Roma em 19 de setembro de 1982. Lá, fez o curso de espiritualidade na Pontifícia Faculdade Teológica do Teresianum, sendo o título de sua tese de licenciatura “Perspectivas de uma espiritualidade sacerdotal latino-amaricano para o Clero Diocesano”.

Depois de regressar de Roma, em julho de 1984, foi nomeado Pároco da Paróquia Santa Isabel, na Vila Isabel, em 27 de julho de 1984, tomando posse aos 19 de agosto do mesmo ano.

O Padre Elói chegou a assumir ainda os cargos de Diretor Espiritual, Vice-Reitor e Ecônomo do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos a 1º de agosto de 1986; Reitor do Curso Filosófico do Seminário Bom Pastor e Coordenador Geral do Clero da Arquidiocese, em 1989.

Quando deixou a do Seminário Filosófico Bom Pastor em 1992, passou o ano seguinte no Rio de Janeiro, onde dedicou seu tempo aos estudos de teologia, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

No dia 21 de outubro de 2004, foi nomeado e empossado como Chanceler da Cúria Metropolitana, durante Missa na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, celebrada pelo então Arcebispo Dom Moacyr José Vitti.

O sacerdote reassumiria a função por mais cinco anos, no dia 20 de agosto de 2009.

Em 5 de outubro de 2012 assumiu o Cargo de Vigário Geral – cargo que voltaria a exercer em 10 de abril de 2015 -, acumulando os ofícios de Vigário Geral e Chanceler, além de auxiliar na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Curitiba

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas