Gaudium news > Bispo de Shrewsbury recorda que valores da Inglaterra estão baseados na Fé Cristã

Bispo de Shrewsbury recorda que valores da Inglaterra estão baseados na Fé Cristã

Shrewsbury – Inglaterra (Quinta-feira, 11-02-2016, Gaudium Press) O Bispo de Shrewsbury, Inglaterra, Dom Mark Davies, recordou aos representantes do poder civil local o dever de recordar as raízes cristãs da cultura inglesa e a proteção dos valores que cimentaram a sociedade durante séculos e que se encontram em risco diante das pressões do secularismo. “O cristianismo nos deu a noção da pessoa humana, uma pessoa dotada de valor e dignidade eternos”, expôs o prelado, que destacou que a Fé “deu forma à vida civil de Shrewsbury durante mil anos”.Bispo de Shrewsbury recorda que valores da Inglaterra estão baseados na Fé Cristã.jpg

Reunidos na histórica Abadia de Shrewsbury, fundada no século XI e quase totalmente destruída pelo abandono após a supressão do mosteiro no século XVI, o prelado indicou que o edifício mesmo reflete o rico passado cristão e o desejo de que esta base permita a construção do futuro. Como anedota, o Bispo referiu que quando visita as escolas e as crianças lhe perguntam sua idade, ele lhes responde que como Bispo tem que ter dois mil anos, graças ao vínculo direto dos prelados com os Doze Apóstolos. “Em uma forma similar, em todos os seus ofícios civis e políticos, espero que nunca esqueçam que idade tem, ao recordar o que formou nossa sociedade”, convidou.

Dom Davies alertou contra o que considera um dos maiores riscos na dimensão pública local: “uma amnésia coletiva acerca dos que nos formaram e sustentaram através dos séculos”. O prelado recordou a preocupação da Igreja sobre a definição arbitrária do que se considera “valores britânicos” e a possibilidade de que as administrações civis sucessivas pretendam realizar este tipo de definições de acordo com o critério temporal. “Os valores britânicos são o fato inalterável da herança cristã que tem formado tanto nossa cultura e nossas leis. Esta herança formou o que é melhor em nós”, recordou. “Não temos necessidade na Grã Bretanha de buscar um grupo de valores: eles já existem como um fato que deu forma à nossa vida por muito mais de um milênio”.

O Bispo pediu aos funcionários “não perder de vista o rosto humano” no serviço que se presta à cidadania, recordando a dignidade de quem se encontra “por trás das cartas que recebemos, os problemas que resolvemos, as decisões que tomamos”. Dom Davies recordou a importância da autêntica busca do bem comum e o serviço cristão aos demais. “É a herança da Fé e os valores que deram forma à nação desde o seu início”, concluiu. “Que esta visão do valor e dignidade humanos nunca se desvaneça em nossos corações nem pereça em nossa vida civil”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas