Gaudium news > Avançam os preparativos para o Congresso Eucarístico da Arquidiocese do México

Avançam os preparativos para o Congresso Eucarístico da Arquidiocese do México

Cidade do México – México (Quinta-feira, 11-02-2016, Gaudium Press) O ano de 2016 é um ano especial para a Arquidiocese do México, além da visita que receberá do Papa Francisco na próxima semana, e do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, a jurisdição eclesial se prepara para viver o II Congresso Eucarístico Arquidiocesano (CEA). Evento que foi convocado pelo Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo e Primaz do México, em outubro de 2014 durante um encontro mariano.

Avançam os preparativos para o Congresso Eucarístico da Arquidiocese do México.jpg

O Comitê organizador do Congresso, que é presidido justamente pelo purpurado e está constituído por vários sacerdotes e leigos, ofereceu recentemente alguns detalhes do evento Eucarístico que está previsto para o próximo mês de junho.

“O programa do CEA 2016 que estamos trabalhando constará de cinco dias, e está previsto que seja de 07 a 11 de junho. Ainda estamos revisando alguns detalhes e confirmando espaços e atividades, mas este é um prévio do que teremos”, escreve Dom Pedro Agustín Rivera, coordenador do Congresso, em uma nota emitida pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME).

De acordo com o programa prévio, o encontro Eucarístico iniciará com um Simpósio Teológico na tarde do dia 07 de junho. Neste evento ocorrerá a cerimônia inaugural do Congresso, assim como uma conferência, a Missa de abertura e uma jornada de Adoração Eucarística.

O Simpósio continuará no dia 08. Este dia se iniciará com uma celebração Eucarística, da qual seguirão várias conferências, um painel com especialistas, curso de oração, uma animação musical e um encontro diante do Santíssimo Sacramento.

O Congresso seguirá no dia 09 com o terceiro dia do Simpósio. Este dia ocorrerá um dos eventos centrais com a procissão do Santíssimo Sacramento e a Adoração Eucarística com animação musical.

O evento Eucarístico como tal será no dia 10 de junho com uma Solene Missa, um painel de testemunhos de conversão e sobre o Santíssimo Sacramento, também haverá várias conferências com especialistas e a Adoração Noturna.

O encerramento do Congresso está previsto para o sábado 11, com o qual se denominou a “Grande festa Eucarística”. Haverá Missa, Adoração Eucarística e um evento festivo e musical.

“Desta maneira, queremos que esta festa entorno do Senhor Jesus seja um meio para reavivar a Fé em Jesus Eucaristia, que nos dá identidade e unidade como católicos desta Cidade-Arquidiocese”, diz Dom Pedro Agustín Rivera.

De acordo com o coordenador do evento são vários os frutos que se esperam alcançar com a realização do Congresso: “Maior unidade entre os membros da comunidade arquidiocesana, vicarial, decanal e paroquial; incremento do número de fiéis que participem na Missa dominical insertados nas ações discipulares, missionárias e sociais da comunidade paroquial; o fortalecimento do processo missionário e incremento do número de agentes que participam nele”.

O evento foi convocado pelo Cardeal Rivera em outubro de 2014 quando o purpurado presidia o 23º Rosário Vivente. Naquela ocasião o Primaz do México expressou: “Lhes convido para que, quando estejamos diante de Jesus Sacramentado, peçamos pelo êxito do trabalho pastoral que realizamos na Arquidiocese do México e para que, com entusiasmo, preparemos e realizemos no ano de 2016 nosso Congresso Eucarístico Arquidiocesano”.

“Eucaristia, oferenda de amor: alegria e vida da família e do mundo”, será o lema do Congresso. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas