Gaudium news > Ministério da Cultura francês decidirá destino dos sinos antigos de Notre Dame de Paris

Ministério da Cultura francês decidirá destino dos sinos antigos de Notre Dame de Paris

Paris – França (Quinta-feira, 11-02-2016, Gaudium Press) Os antigos sinos da Catedral de Notre Dame de Paris, França, estão por definir o seu futuro. Reconhecidos como patrimônio cultural do país por sua relevante participação em fatos históricos da nação, foram salvos da fundição após sua substituição por ocasião dos 850 anos do templo. Um mosteiro beneditino solicita que lhe seja concedido conservá-los, enquanto que as autoridades pediram uma saída digna do significado dos mesmos.Ministério da Cultura francês decidirá destino dos sinos antigos de Notre Dame de Paris.jpg

A intervenção da abadia beneditina de Riaumont diante das autoridades motivou a ordem de que se suspendesse o plano inicial de fundir três sinos que não coincidiam com a entonação do sino maior “para criar pequenos sinos que serviriam de prêmio aos peregrinos que chegam até Notre Dame”, um dos projetos expostos pelo advogado da Catedral Laurent Delvolvé, como “uma saída aceitável”. Os sinos são agora expostos no jardim da Catedral.

Apesar da exposição pública dos sinos ser realizado há vários meses, as autoridades estatais encarregadas do patrimônio cultural não decidiram seu destino final. A abadia de Riaumont pede que os sinos lhes sejam entregues para dar-lhes uma nova vida no campanário que constroem. “Nos parecia aberrante que os sinos fossem destruídos. Tem uma história e, além disso, nós lhe oferecemos um futuro”, indicou o monge Alain Hocquemiller à Agência Efe, segundo reportou Religión en Libertad. “A nós nos soaria a glória”.

Não é certo que a pretensão dos religiosos seja obtida. O Tribunal de Apelação de Paris ordenou às três partes envolvidas (o estado, a Catedral e a abadia) chegar a uma postura conciliada no dia 06 de abril e apresentá-la para sua avaliação. Segundo o advogado da Catedral, “os sinos são do Estado e seu destino será decidido pela Cultura”, e os monges beneditinos não são os únicos que os solicitaram. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas