Gaudium news > Quaresma especial para adolescentes e universitários em Roma

Quaresma especial para adolescentes e universitários em Roma

Roma – Itália (Quinta-feira, 11-02-2016, Gaudium Press) O Serviço para a Pastoral Juvenil e a Oficina para a Pastoral Universitária do Vicariato da Diocese de Roma colocaram em marcha duas iniciativas para que os jovens vivam com intensidade o tempo quaresmal.Quaresma especial para adolescentes e universitários em Roma.jpg

Uma delas se dirige especialmente aos adolescentes e consiste no itinerário quaresmal “La Parola agli adolescenti” – “A Palavra aos adolescentes”, – que se realizará com eles nas paróquias e comunidades. “Trata-se de um itinerário construído com base nos Evangelhos dos cinco domingos da Quaresma. As cinco fichas proveem um comentário da página evangélica para os animadores, uma proposta de atividade para os grupos, uma oração, um sinal e uma proposta para a meditação pessoal das crianças (…) O itinerário concluirá a nível diocesano com uma jornada de preparação para a Páscoa dos adolescentes do dia 13 de março”, comentou o Padre Antonio Magnotta, encarregado do Serviço Diocesano para a Pastoral Juvenil, na introdução do subsídio quaresmal.

O sacerdote também se refere ao porquê desta proposta: “É uma atenção coral, compacta, fraterna que nos ajudará a formar as nossas crianças, a dar continuidade à pastoral juvenil, a encontrar recursos para chegar aos distantes (…) Nos interessa caminhar juntos, com pequenos passos: iniciar processos, mais que dominar corações e espaços”.

Além disso, comenta que hoje se adverte “a urgência de rodear aos nossos adolescentes de pilares seguros em nossa comunidade, da rocha da Palavra, do exercício real da caridade que abra a projetos claros”.

A outra proposta é um caminho quaresmal para os universitários. Consiste em um itinerário através da alegria da Ressurreição a partir do perdão e da misericórdia que começou no dia 03 de fevereiro na Basílica da Santa Cruz em Jerusalém, Roma, com uma catequese sobre o Sacramento da Reconciliação.

“Deus tem olhos de misericórdia” é o tema que se escolheu para este percurso de Fé que é animado pela Oficina para a Pastoral Universitária. “Ver aos irmãos com os olhos de Deus significa assumir a responsabilidade de afirmar e promover a dignidade transcendente do homem, edificando a sociedade de modo que cada um possa ser partícipe desta construção. O Serviço aos irmãos se converte assim na maneira de compartilhar o mesmo projeto salvífico em seu lugar na história, mediante a presença da Igreja”, assinala Dom Lorenzo Leuzzi, Bispo delegado para a Pastoral Universitária.

Este itinerário continua hoje com a imposição da Cinza em cada uma das capelas universitárias e também nas paróquias, e seguirá no próximo dia 06 de março na Igreja de São Tarcísio nas catacumbas de São Calisto com a ‘Statio cuaresmal’ dos estudantes, que será presidida por Dom Leuzzi. Na ocasião haverá um encontro especial entorno do Credo com os catecúmenos que na Vigília Pascal receberão os sacramentos da iniciação cristã.

Outro dos momentos importantes será a Via Sacra que ocorrerá no dia 18 de março saindo da Praça Veneza e concluindo na Basílica de São João de Latrão, onde os universitários passarão pela Porta Santa da Misericórdia para receber o dom da Indulgência Plenária outorgado durante o Ano Santo. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas