Gaudium news > Rádio Vaticano: “no ar” há 85 anos

Rádio Vaticano: “no ar” há 85 anos

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 12/02/2016, Gaudium Press) – Hoje 12 de fevereiro, a Vaticano 85 anos de fundação. A Emissora conhecida como a “Voz do Papa” já levou a todo o mundo a voz de oito Pontífices: Pio XI, Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e Papa Francisco, Guglielmo Marconi,

O Papa Pio XI foi o primeiro a falar aos microfones da Rádio Vaticano. No dia 12 de fevereiro de 1931: a voz do Pontífice chegava pela primeira vez aos quatro cantos do planeta.

Em latim, língua universal usada pela Igreja, ele abençoava pelas ondas do rádio os fiéis no mundo inteiro.

Projetada e concebida pelo engenheiro Guglielmo Marconi, considerado um dos pais das transmissões radiofônicas a Rádio Vaticano cresceu gradualmente, utilizando um número sempre maior de línguas.

Em 1939, o conclave, a eleição e a cerimônia de inauguração do pontificado de Pio XII foram comentados em 9 idiomas.

Pio XII visitou, em 1957, o então recém-inaugurado centro de transmissão de Santa Maria de Galeria da Rádio Vaticano.

Um ano depois, em 12 de março de 1958, nascia o Programa Brasileiro. A partir de 1962, a Rádio Vaticano levou a voz dos Padres conciliares ao mundo inteiro durante o Concílio Vaticano II.

Em 1966, a visita de Paulo VI e a confirmação do Pontífice sobre a maior riqueza da Rádio: a diversidade de idiomas transmitidos, “sua efetiva utilidade”.

Dois anos após a queda do muro de Berlim, em 1991, o Papa João Paulo II visitou a Rádio Vaticano por ocasião dos 60 anos da emissora e defendeu a “voz livre dos Pontífices e da Igreja”, transmitidas pela Rádio Vaticano.

Em 2006, no aniversário de 75 anos da Rádio Vaticano, o Papa Emérito Bento XVII participa de uma transmissão ao vivo e afirma que a Rádio Vaticano se aperfeiçoou e se sofisticou ao longo do tempo:
“uma grande família que não conhece fronteiras”.

Em 13 de março de 2013, os microfones da Rádio Vaticano gravaram pela primeira vez a voz do 8º Pontífice ao longo da história da emissora do Papa:

“Irmãos e irmãs, boa noite”.

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas