Gaudium news > Encontro de Francisco com as famílias do México

Encontro de Francisco com as famílias do México

Tuxtla Gutiérrez – México – (Terça-feira, 16/02/2016, Gaudium Press) – O Encontro do Papa Francisco com as famílias mexicanas foi na tarde do dia 15 de fevereiro, na cidade de Tuxtla Gutiérrez, capital do Estado de Chiapas, com o Estádio ‘Victor Manuel Reyna’ repleto.

O Papa Francisco iniciou sua intervenção agradecendo a presença de todos dizendo que se sentia ali o “sabor da família” e agradeceu, em especial os testemunhos relatados pouco antes de ele dar início a suas palavras.

Nas palavras do Santo Padre destaca-se sua referência às ideologias que colocam em causa a família:

“Hoje vemos e experimentamos, em várias frentes, como a família está sendo fragilizada e posta em discussão. Julgando-a um modelo já ultrapassado e sem lugar nas nossas sociedades, a pretexto de modernidade favorece-se cada vez mais um sistema baseado no modelo do isolamento”, disse o Santo Padre.

Destacam-se também as palavras de Francisco endereçadas às famílias que resistem à “sociedade narcisista e obcecada com o luxo e o conforto” e para as famílias que já com rugas testemunham a sua fidelidade no amor matrimonial.

Foi a propósito disso que o Papa fez afirmações que tiveram repercussão:

“Prefiro uma família ferida que procura em cada dia conjugar o amor, a uma família e sociedade doente pela comodidade e o medo de amar”;

“Prefiro uma família que procura uma vez e outra recomeçar, a uma família e sociedade narcisista e obcecada com o luxo e o conforto. “

Fatos, testemunhos

Testemunhos e vários acontecimentos que não estavam no programa serviram também para marcar este encontro com milhares de famílias.

No final da intervenção do Papa, foi comovente a atitude de uma menina que inesperadamente correu para o Santo Padre e sentou-se em seu colo por alguns instantes.

Também estava fora do programa e causou comoção em todos foio quando Francisco abraçou e saudou uma criança deficiente que foi levada até o palco onde estava o Papa.

O Papa Francisco utilizou a expressão “encher-se de vontade” que foi usada por Manuel, um rapaz de 14 anos com deficiência motora e em cadeira de rodas que deu um testemunho.

O Papa afirmou, lembrando Manuel: “isto é o que o Espírito Santo quer fazer sempre no meio de nós: encher-nos de vontade, dar-nos motivos para continuar a apostar, sonhar e construir uma vida com sabor a casa, a família”.

No final do encontro, 200 casais que festejavam bodas de ouro (50 anos de casamento) renovaram as suas promessas matrimoniais. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas