Gaudium news > Corpo de Santa Maria Goretti será exposto na Itália

Corpo de Santa Maria Goretti será exposto na Itália

Lenola – Itália (Terça-feira, 23-02-2016, Gaudium Press) Propondo a Santa Maria Goretti como “A Santa do perdão e da pureza”, o Santuário e Basílica de Maria Santíssima del Colle em Lenola, Itália, acolherá por dois dias o corpo da Santa e virgem italiana. O evento, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de fevereiro faz parte das iniciativas que este ano tem lugar no país europeu por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Corpo de Santa Maria Goretti será exposto na Itália 2.jpg

A urna com o corpo da jovem santa chegará à praça da Basílica às 16h do próximo domingo, onde será acolhida por um grupo de crianças e jovens, que às 16h30 participarão em uma Solene Missa. Mais adiante, às 18h30, será a Santa Missa Jubilar que presidirá Dom Fabio Bernardo D’Onorio, Arcebispo de Gaeta, culminando a primeira jornada com a vigília de oração diante das relíquias que leva por título “Uma luz na noite”. A vigília começará às 20h.

A jornada do dia 29 começará às 07h30 da manhã com a celebração Eucarística e momentos de oração e a visita à urna que realizarão os peregrinos. Às 18h ocorrerá uma Santa Missa de ação de graças pela presença da santa italiana e às 19h será a despedida do venerado corpo.

Como sublinha o website do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, “a presença das relíquias da Santa será ocasião para repensar todo o grande exemplo de virtude que Maria Goretti deixou: exemplo de pureza que rejeita o pecado, e exemplo de delicadeza que aceita perdoar o agressor que fere mortalmente o 05 de julho de 1902”.

Santa pela pureza

Maria Goretti nasceu no dia 16 de outubro de 1890 em Corinaldo, na província italiana de Ancona. Foi a segunda filha de uma família de seis irmãos, sendo seus pais Luigi Gorettu e Assunta Carlini, uns humildes trabalhadores camponeses. Toda a família, devido ao trabalho dos pais, se muda para Nettuno na região do Lacio.Corpo de Santa Maria Goretti será exposto na Itália 1.jpg

Maria, quando contava com 10 anos de idade, perde ao seu pai por causa da malária. O que leva a sua mãe a trabalhar deixando a casa e aos seus irmãos menores ao seu cargo. Aos seus 11 anos faz sua primeira comunhão com o firme propósito de morrer antes que pecar.

Na mesma finca onde viviam se encontrava Alejandro Serenelli, que se apaixonou por Maria, que por então já tinha 12 anos. Um dia Serenelli, aproveitando que a jovem se encontrava sozinha em casa, a busca para forçá-la a estar com ele, diante do que a santa se nega advertindo-lhe que o que pretendia era pecado. Diante da negativa de Maria, Serenelli se enche de ira e a ataca cravando-lhe quatorze vezes uma faca.

A jovem, que não morre de imediato, é transladada ao hospital de São João de Deus, oferece seus sofrimentos a Deus, recebe a comunhão e a unção dos enfermos, e perdoa ao seu agressor, que é condenado a 30 anos de prisão. Maria morre no dia 06 de julho de 1902.

O mesmo agressor participou anos depois na canonização de Maria, que recebeu a honra dos altares no dia 24 de junho de 1950, no Pontificado de Pio XII.

São João Paulo II, em julho de 2003, se referiu assim sobre a Santa: “Marietta, como era chamada familiarmente, recorda à juventude do terceiro milênio que a autêntica felicidade exige valentia e espírito de sacrifício, rejeição a todo compromisso com o mal e disponibilidade para pagar com o próprio sacrifício, inclusive com a morte, a fidelidade a Deus e aos seus mandamentos”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas