Gaudium news > Se desenvolve em Valência, Espanha, o IX Congresso Internacional sobre Educação Católica

Se desenvolve em Valência, Espanha, o IX Congresso Internacional sobre Educação Católica

Valência – Espanha (Quinta-feira, 14-04-2016, Gaudium Press) “Misericórdia e Educação: Grandes Educadores Cristãos” é o tema do IX Congresso Internacional de Educação Católica para o século XXI, que começou nesta semana em Valência, Espanha, sob a organização da Universidade Católica São Vicente Mártir (UCV).

Se desenvolve em Valência, Espanha, o IX Congresso Internacional sobre Educação Católica.jpg

Vinculado com o Ano Jubilar convocado pelo Papa Francisco, o encontro acadêmico se propõem abordar temas chave sobre o papel da misericórdia na educação e o lugar que na história teve importantes educadores cristãos.

“Se a Fé Cristã parece encontrar sua síntese na palavra misericórdia, exercê-la será constitutivo fundamental da forma cristã de educar. A misericórdia significa não deixar ao educando em sua solidão, à mercê de si mesmo, mas servi-lo em todas suas condições, em todas suas debilidades, em todas suas necessidades”, comenta José Ignacio Prats, diretor do congresso, que é citado pela agência AVAN, da Arquidiocese de Valência.

O website do Congresso, também expõem por que o tema do evento: “Educar não equivale a dar normas. Estas por si mesmas não nos fazem melhores se não são o veículo do amor. A educação cristã pretende ‘tocar’ o coração do educando, ao qual só se acessa com ternura, usando com ele de misericórdia. Corresponde ao educador mostrar o por que merece a pena submeter-se a certas normas ou dedicar-se ao estudo de determinadas coisas; lhe corresponde ensinar com o próprio testemunho -por isso temos de referir-nos a grandes educadores cristãos-, mas que com suas palavras, o lugar ao qual tudo isso conduz”.

Estes congressos vem sendo realizados desde o ano de 2008 com um triplo objetivo: discernir as causas da atual crise educativa, redescobrir os traços peculiares do paradigma pedagógico cristão e indicar algumas pautas que permitam responder aos desafios que a educação do século XXI deve enfrentar. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas