Gaudium news > Presidente do Pontifício Conselho para a Saúde apresenta conferência sobre deficientes auditivos ao Papa

Presidente do Pontifício Conselho para a Saúde apresenta conferência sobre deficientes auditivos ao Papa

Cidade do Vaticano (Terça, 01-09-2009, Gaudium Press) “Effata! A pessoa surda na vida da Igreja”. Esse é o tema da XXIV Conferência Anual Internacional de saúde, que o presidente do Pontifício Conselho para a Saúde, monsenhor Zygmunt Zimowski, apresentou na semana passada ao Papa juntamente com o programa do evento. A Conferência acontecerá no Vaticano entre os dias 19 e 21 de novembro.

“A finalidade com que propomos a escolha deste tema é a de oferecer à Igreja uma oportunidade para valorizar a inclusão das pessoas com deficiência auditiva nos diferentes campos do apostolado, dando pleno reconhecimento à relevância do seu trabalho”, explica monsenhor Zimowski.

Ele explica que a conferência pretende debater como enfrentar “sob o perfil de psicológico, médico, familiar e sobretudo pastoral, a questão das condições das pessoas que não ouvem” e “sensibilizar a comunidade inteira a dar um impulso para ações concretas e eficazes, em nível social e eclesial, para aliviar as dificuldades dos deficientes auditivos”.

Estão previstas para o primeiro dia do evento, 19, as intervenções de monsenhor Zimowski, do cardeal Javier Lozano, presidente emérito do dicastério, do monsenhor Patrick Altham Kelly, arcebispo de Liverpool e presidente da Fundação Católica Internacional para as pessoas surdas, e do Padre Gerard Tyrell, diretor da capelania para as pessoas surdas de Dublin.

Também falará nesse dia Antonia Claveria Puig, médica especialista do hospital São João de Deus, de Barcelona, e o psicólogo Marcel Broesterhuizen, diretor da cátedra para a pastoral com os surdos da Universidade Católica de Livorno, na Itália.

Em seguida aos discursos, haverá uma mesa redonda com o tema “Experiências do mundo do silêncio”, à qual assistirão otorrinolaringologistas, professores, religiosos e artistas da Itália e também de diversos outros países.

A manhã do dia 20 de novembro será dedicada às famílias, enquanto na parte da tarde serão discutidas questões sobre pastorais, novamente com a presença de religiosos e especialistas italianos e estrangeiros.

No sábado, a conferência será concluída com o discurso do cardeal Fiorenzo Angelini, presidente emérito do dicastério.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas