Gaudium news > Imagem da Virgem Maria de Monserrate permanece intacta após terremoto no Equador

Imagem da Virgem Maria de Monserrate permanece intacta após terremoto no Equador

Quito – Equador (Segunda-feira, 25-04-2016, Gaudium Press) A população equatoriana vem passando por momentos difíceis. Em meio às calamidades provocadas pelo recente tremor da terra, de 7,8 graus, as destruições de lares e patrimônios públicos foram inevitáveis. Muitos estão desabrigados, enquanto tantos outros foram vítimas fatais. Ao todo, cerca de 600 pessoas foram encontradas mortas.

Gaudium Press.jpg

Em um dos casos, a pequena cidade de Montecristi, localizada na província de Manabí, à 16 quilômetros da capital Quito, foi uma das mais afetadas pelo desastre natural. Com centenas de anos de história, não apenas seus residentes sofreram com o terremoto como também a sua basílica, sendo que uma parte do local, a torre do sino e o muro da frente, foi destruída.

Mas entre os escombros, a Imagem da Virgem Santíssima de Monserrate se transformou em um ícone de esperança ao permanecer intacta.

Nossa Senhora não apenas sobreviveu como sequer acabou tombando para o lado após o sismo, que deixou na região ao menos oito mortos.

O reverendo da Basílica, Padre Ángel Toaquiza, depois de presenciar este episódio, afirmou que Nossa Senhora “é a mãe que cuidou de todos nós no terremoto”. “Acho simbólico que ela não tenha sofrido danos até hoje”, disse.

Vestida com um robe dourado e com uma coroa, a Imagem de um metro de altura é oriunda da Espanha, datada do século XVI. Naquela época, sobreviveu a ataques de piratas e ao chegar no Equador, virou ponto de peregrinação para os católicos do país em todo novembro.

Ainda conforme o Padre Toaquiza, a Virgem Maria de Monserrate mostrou milagres ao longo de sua história. Um deles citados pelo sacerdote foi de um paciente terminal de câncer que teria se curado após visitar a igreja.

Neste mês, antes do terremoto, prosseguiu o reverendo, quando uma colina deslizou e um ônibus ficou coberto de terra, as orações pela intercessão de Nossa Senhora fizeram os sobreviventes escaparem sem ferimentos.

“Ela nos cobriu com sua aura”, contou Luzmila Morales, professora de catecismo que estava no ônibus atingido.

Nesta semana, o Padre Toaquiza celebrou uma Santa Missa a céu aberto em homenagem à Mãe Santíssima de Monserrate, reunindo aproximadamente 200 pessoas que declararam sua confiança em Nossa Senhora.

Campanha de oração “#PrayForEcuador”

A campanha de oração internacional nas redes sociais intitulada “#PrayForEcuador” foi lançada em 18 ade abril, com o propósito para que os fiéis e sensibilizados com a tragédia rezassem pelos pelos falecidos, desaparecidos e feridos pelo terremoto.

Gaudium Press.png

Após quatro dias de sua publicação, mais de 4,5 mil pessoas já tinham se inscrito com seu e-mail no site prayforecuador (prayforecuador.mvc-ecuador.org) para receber de forma aleatória o nome de alguns dos atingidos.

A iniciativa foi criada por um grupo de jovens católicos profissionais do Peru e Equador entre 20 e 25 anos.

Segundo um dos idealizadores do projeto, em entrevista ao portal ACI, “a oração verdadeiramente consola e reconforta. Saber que há alguém que mesmo sem o conhecer o tem presente em suas orações, o torna parte da união mais transcendente que existe e não devemos ter medo de confiar na oração e viver esta união”.

Além deste site, os organizadores mantem sua presença no Facebook e no Instagram. Eles também possuem uma outra página na internet (info.prayforecuador.com) que reúne informações completas dos centros de apoio, junto com dados dos desaparecidos. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas