Gaudium news > Esquecido livro de cânticos marianos de 1903 é republicado nos Estados Unidos

Esquecido livro de cânticos marianos de 1903 é republicado nos Estados Unidos

Wyoming – Estados Unidos (Quarta-feira, 27-04-2016, Gaudium Press) Um esquecido livro de cânticos de 1903 que contêm um valioso patrimônio em hinos marianos para todo o ano litúrgico foi descoberto providencialmente e republicado nos Estados Unidos. O texto, recopilado originalmente pelo Abade Dom Josephus Pothier, é intitulado “Cantus Mariales” e a reedição emprega cópias facsimiles do texto original, de forma que os leitores e intérpretes tem acesso não somente à música, mas a cor e textura visual própria do documento.

Esquecido livro de cânticos marianos de 1903 é republicado nos Estados Unidos.jpg

“A história de como cheguei a estes livros (três cópias originais) é bastante interessante”, relatou o autor da republicação, o escritor católico Peter Kwasniewski. “Meus amigos estavam visitando Jerusalém e resultou que entraram em um mosteiro chamado St. Pierre de Sion, conhecido também como o Mosteiro de Ratisbona. De alguma maneira subiram até o coro (que é exatamente o que eu tinha tentado fazer) e encontraram um grupo de velhos livros de canto, cobertos de pó e em vários estados de avaria, evidentemente sem uso. Quando perguntaram a uma pessoa que vive ali se poderiam comprar algum dos livros, encolheu os ombros e disse: ‘Tome-os, ninguém os usa'”.

A curiosa experiência permitiu que um dos livros fosse posteriormente obsequiado a Kwasniewski que ao cantar os hinos inclusos na publicação se deu conta do valor do patrimônio de música sacra da publicação e decidiu reimprimi-la. “O editor, Dom Joseph Pothier, O.S.B., é bem conhecido pelos aficionados no canto como um dos grandes mestres e paleógrafos do movimento monástico de Solesmes”, explicou. “Dom Pothier percorreu através dos manuscritos encontrados sequências, prosas e ritmos marianos de todos os séculos. Alguns destes já tinham melodias, outros os adaptou a melodias existentes, e outros mais foram montados como composições neo-gregorianas.

As três cópias obtidas pelo autor tinham evidências de ter sido produzidas a mão, com diferenças em sua encadernação, assim como anotações na margem. A cópia em melhor estado foi desmantelada para ser escaneada folha por folha de forma que a totalidade do conteúdo é preservada em sua forma original e disposta em um livro que simplesmente muda a capa original por um desenho moderno. A impressão está disponível sob demanda da plataforma CreateSpace de Amazon.

A Schola de Wyoming Catholic College gravou três peças do livro de cânticos como mostra e a Schola da Abadia Beneditina de Saint Benôit-Du-Lac gravou um álbum de cantos marianos com canções extraídas da publicação. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas