Gaudium news > Roma celebra neste final de semana o Jubileu dos Militares e Policiais

Roma celebra neste final de semana o Jubileu dos Militares e Policiais

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 29/04/2016, Gaudium Press) – A partir desta sexta-feira, 29, a Família Militar e da Polícia, por três dias, celebrará o seu Jubileu, no âmbito do Ano Santo da Misericórdia, tendo fio condutor para as meditações o lema: “A sua porta está sempre aberta”.

O evento dos militares é realizado a 30 anos da promulgação da Constituição Apostólica “Spirituali Militum Curae”, do Papa João Paulo II que trata de uma maior atenção espiritual aos militares e uma concreta e específica forma de assistência pastoral.

Jubileu dos Militares

A abertura do Jubileu dos Militares terá uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo espanhol Dom Juan del Rio Martin e será às 7 horas da manhã, na Igreja Santa Ana, no Vaticano.

A seguir, às 9 horas, no Instituto Patrístico Augustinianum haverá pronunciamentos:

do Secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Gallagher, que falará sobre “Os Ordinariatos Militares e as Forças de Polícia empenhadas na formação ao direito humanitário”;

do Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, sobre “Desenvolvimento e história da função pastoral dos Ordinariatos Militares há 30 anos da Constituição Apostólica”;

do Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, sobre “O estado dos Ordinariatos nos territórios de missão” e do Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Arcebispo Rino Fisichella, sobre “A nova evangelização no Ano da Misericórdia: oportunidade e esperança para o mundo militar e de polícia”.

O meio dia será o momento de oração com o Cardeal Angelo Comastri, Arcipreste da Basílica de São Pedro.

Às 14h30, Dom Mario Viganò, Prefeito da Secretaria para a Comunicação, terá oportunidade para discorrer sobre a temática da “Experiência de liberdade evangélica” que será uma introdução para a participação dos Ordinários Militares vindos da Ásia, África, América do Norte, América Latina e Europa, para abordarem o tema “Os Ordinariatos Militares” e as Forças de Polícia na tutela da Justiça e da Paz”.

A intensa sexta-feira será concluída às 17 horas com a palestra do Professor Vincenzo Buonuomo, Ordinário de Direito Internacional na Pontifícia Universidade Lateranense, que discorrerá sobre “O papel da Constituição Apostólica ‘Spirituali Militum Curae’ nos novos cenários de paz e de segurança”.

O debate sobre o tema e a oração do Jubileu encerram o dia.

Sábado, 30 de abril

No sábado, 30 de abril, está programada a Audiência Jubilar com o Papa Francisco, às 10 horas, na Praça São Pedro, precedida por um momento de acolhida das várias representações nacionais.

Em seguida haverá a passagem pela Porta Santa.

Enquanto aguardam a audiência com o Papa, os peregrinos serão animados por bandas militares e da polícia.

Domingo

No domingo, 1º de maio, às 10 horas, será a conclusão do Jubileu reservado à Família Militar e da Polícia.

Será celebrada uma Missa presidida pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, na Basílica de São Pedro, e, ao meio dia os peregrinos participarão da Oração do Regina Coeli com o Papa Francisco.

Ordinário Militar para a Itália

“A experiência de oração com o Papa, sábado na Praça, e da santa Missa, domingo em São Pedro com todos os Ordinários Militares do mundo e com as delegações de muitos militares provenientes de muitos países, representa uma especial oportunidade – disse na véspera do evento o Ordinário Militar para a Itália, Dom Santo Marciano – para confiar a Deus os militares e as suas famílias, e os esforços e os sacrifícios a que eles são chamados a cumprir para garantir a segurança dos povos e das instituições de todo o planeta”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas