Gaudium news > Relíquias dos Apóstolos São Felipe e São Tiago menor serão veneradas em Roma

Relíquias dos Apóstolos São Felipe e São Tiago menor serão veneradas em Roma

Roma – Itália (Sexta-feira, 29-04-2016, Gaudium Press) A Basílica dos Santos Apóstolos em Roma se prepara para viver um importante acontecimento: as relíquias dos Apóstolos Felipe e São Tiago Menor estarão expostas para a veneração dos fiéis a partir do dia 03 de maio até a festa de Pentecostes, dia 15 de maio.

Relíquias dos Apóstolos São Felipe e São Tiago menor serão veneradas em Roma 2.jpg

A ostentação ocorrerá por ocasião da solenidade litúrgica dos santos apóstolos, que ocorre precisamente no dia 03 de maio, e no lugar onde permanecem seus corpos mortais, que é a Basílica romana situada no bairro Trevi.

Uma solene Eucaristia, que ocorrerá às 18h30, marcará o início da exposição das relíquias. Esta será presidida pelo Cardeal Francesco Coccopalmerio, Presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos.

Entretanto, para o dia 14 de maio está prevista a celebração da Vigília de Pentecostes, que ocorrerá às 20h30 e será presidida pelo vice-gerente da Diocese de Roma, Dom Filippo Iannone, com a presença de Dom Gianrico Ruzza, Bispo eleitor do setor centro.

A peregrinação das relíquias, que poderão realizar os visitantes da Cidade Eterna por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, poderá ser realizado até o dia 15 de maio a partir das 07h até as 20h.

O Apóstolo Felipe era originário de Betsaida da Galileia. São João, no Evangelho, conta que foi chamado por Jesus para que fizesse parte de seu grupo de apóstolos após chamar a São Pedro e Santo André. De acordo com vários historiadores antigos, se diz que o apóstolo foi evangelizar a Bitinia, situada na Ásia Menor após Pentecostes. Sua morte foi por crucifixão por uns soldados durante uma perseguição contra os cristãos.Relíquias dos Apóstolos São Felipe e São Tiago menor serão veneradas em Roma.jpg

Por sua vez, São Tiago menor, que recebe este nome para diferenciá-lo de São Tiago Maior -cujo corpo é venerado em Compostela, Espanha-, procedia de Caná da Galileia, e era familiar de Jesus por parte de seu pai, Alfeu. Tal como narra São Paulo, Jesus lhe apresentou a São Tiago após sua ressurreição. Este apóstolo, era muito estimado na Igreja de Jerusalém, tanto que é chamado “O Bispo de Jerusalém”. Morreu lapidado por causa de sua Fé.

A Basílica onde repousam os corpos mortais de ambos apóstolos foi fundada na época do Papa Pelágio I, no século VI. Ela é a única Basílica que não se edificou sobre edifícios romanos já existentes. O templo, que foi destruído durante um terremoto no ano 1348, foi restaurado por iniciativa do Papa Martinho V no século XV.

Na Cripta do Altar Mor, que foi construída por Luigi Carmini nos anos 1869 a 1871, repousam os restos dos Apóstolos Felipe e São Tiago menor, além de várias relíquias de alguns mártires.

No dia 05 de abril ambas relíquias tiveram o reconhecimento canônico. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas