Gaudium news > Índia: Nossa Senhora das Lágrimas atrai multidões e conduz a Jesus

Índia: Nossa Senhora das Lágrimas atrai multidões e conduz a Jesus

Panjim – Goa – Índia (Sexta-feira, 29/04/2016, Gaudium Press) – Em Panjim, estado de Goa, na Índia existe uma “devoção mariana única”, segundo as palavras do Padre Mario Saturnino Dias.

Aqui a Santíssima Virgem atrai crentes e não crentes, que participam massivamente da festa da padroeira e realizam uma curiosa manifestação de sua devoção: ungir a imagem da Santíssima Virgem com azeite de coco.

Segundo afirmou o Padre Dias, a festividade mariana é preparada com novenas, catequeses, confissões, adoração ao Santíssimo Sacramento e Missas.

E a Santíssima Virgem, “convida as pessoas a uma mudança de coração” e a ser “autênticas testemunhas da nova evangelização no compartilhar nossa Fé”.

E o Padre Dias diz que, inclusive membros de outras religiões, não católicos têm “uma forte convicção da presença de Deus” no Santuário e “manifestam seu amor e veneram a Santíssima Mãe”.

Manifestações da Devoção

As manifestações de piedade são fortalecidas pela gratidão por numerosos relatos de curas, nascimentos de crianças muito tempo esperadas e outras orações respondidas.

Os devotos caminham sob o forte sol grandes distâncias para visitar o Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas e realizar um gesto particular: ungir a imagem da Santíssima Virgem com azeite de coco.

Este costume é a maneira mais humilde de expressar a gratidão na cultura local, interpretada como uma unção que simboliza hospitalidade, honra e gratidão.

Para realizá-la, os devotos fazem uma fila e acompanham este gesto com oferendas florais e velas acesas, explica o sacerdote.

Estranheza

Este gesto pode ser difícil de compreender para alguns estrangeiros, se visto de modo superficial, pois ele tem um profundo significado:

“As pessoas se converteram ao cristianismo na era colonial portuguesa. Entretanto, podem carregar algumas influências tradicionais nas quais algumas devoções populares necessitam ser purificadas”, indicou o sacerdote.

O certo é que nestas manifestações de religiosidade, a fé faz seu caminho: muitos têm uma devoção profunda para com a Santíssima Virgem, há mudanças de vida, conversões sinceras, e acabam chegando a Jesus.

Claro, diz Padre Dias, “necessitamos estudar, educar e catequizar as pessoas antes de introduzir mudanças, porque as devoções populares sustentam a religiosidade de nossa gente e as conduz até a Eucaristia”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas