Gaudium news > Turim comemorará a festividade do Santo Sudário a um ano da exposição extraordinária

Turim comemorará a festividade do Santo Sudário a um ano da exposição extraordinária

Turim – Itália (Segunda-feira, 02-05-2016, Gaudium Press) Há um ano a cidade italiana de Turim viveu grandes acontecimentos eclesiais: o Bicentenário de nascimento de São João Bosco e a exposição extraordinária do Santo Sudário, este último um dos mais concorridos.

Turim comemorará a festividade do Santo Sudário a um ano da exposição extraordinária 1.jpg

Recordando este especial evento, que ocorreu entre os dias 19 de abril e 24 de junho, a Diocese de Turim celebrará no próximo dia 04 de maio a solenidade litúrgica do Santo Sudário. A comemoração estará marcada por uma Missa que ocorrerá às 18h na Catedral, e será presidida pelo Padre Roberto Gottardo, presidente da Comissão Diocesana e vice-presidente do Comitê da última ostentação de 2015, que foi convocada pelo Arcebispo de Turim e custódio da Síndone, Dom Cesare Nosiglia.

Como parte da solenidade, o sábado 07 de maio às 21h, também na Catedral turinesa, ocorrerá um concerto de música clássica com a Associação “Concertante-Progetto arte e música”, que é promovido pela Comissão diocesana da Síndone e a paróquia da Catedral.

Ambos eventos, a Santa Missa e o Concerto, levarão por tema “O Amor maior. Misericórdia Dei” em sintonia com o Ano Santo da Misericórdia.

Além disso, durante o mês de maio se desenvolverão um ciclo de encontros sobre o Santo Sudário com o tema “O que creem os que creem”, promovidos pela Confraternidade do Santo Sudário. O primeiro foi nesta segunda-feira, 02 de maio, com o título “É lícito crer?”. Os demais encontros serão no dia 09 de maio com o tema “Como se transmite a Fé hoje”, dia 16, com a exposição “Como comunicar a Fé hoje”, e no dia 23 com o tema “O Evangelho dos jovens”. Os encontros ocorrerão na Igreja do Santo Sudário situada em via Piave.

A ostentação do Santo Sudário de 2015 se desenvolveu dentro das iniciativas que a Diocese de Turim promoveu para celebrar os 200 anos do natalício de Dom Bosco. Os eventos centrais ocorrerão nos dias 21 e 22 de junho com a visita do Papa Francisco, que venerou o corpo de São João Bosco na Basílica de Maria Auxiliadora, assim como o Santo Sudário. No marco de sua visita pastoral, o Sumo Pontífice também se encontrou com os jovens da família salesiana da Itália e outros países.

Turim comemorará a festividade do Santo Sudário a um ano da exposição extraordinária 2.jpg

Antes de sua viagem a Turim e de venerar o Santo Sudário, o Pontífice expressou através de uma vídeo-mensagem: “O homem do Santo Sudário nos convida a contemplar a Jesus de Nazaré (…) Também eu me ponho com vocês diante do Santo Sudário (…) não se trata simplesmente de observar, mas de venerar; é um olhar de oração. E diria ainda mais: é um deixar-se olhar, este rosto tem os olhos fechados, é o rosto de um defunto e, no entanto, misteriosamente nos olha e, no silêncio, nos fala. Esta imagem -gravada no lenço- fala ao nosso coração e nos leva a subir ao monte do Calvário, olhar o madeiro da cruz, a submergir-nos no silêncio eloquente do amor”.

A solenidade litúrgica do Santo Sudário, que se celebra um dia depois da Santa Cruz, foi instituída pelo Papa Julio II em 1506. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas