Gaudium news > “Deus vê o segredo de cada um e sabe sempre recompensar”, diz novo bispo auxiliar de Porto Alegre

“Deus vê o segredo de cada um e sabe sempre recompensar”, diz novo bispo auxiliar de Porto Alegre

Passo Fundo – Rio Grande do Sul (Terça-feira, 03-05-2016, Gaudium Press) A ordenação episcopal de Dom Adilson Busin como o mais novo bispo auxiliar atraiu milhares de fiéis neste último sábado, 30, na Arquidiocese de Passo Fundo. Na ocasião, a cerimônia ocorreu na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Sarandi, sendo celebrada pelo Bispo de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni.

Gaudium Press.jpg

Com a presença de diversos sacerdotes e bispos, a celebração de ordenação foi presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e concelebrada pelo bispo de Dourados e co-ordenante, Dom Redovino Rizzardo.

Considerado um dos ritos mais marcantes da celebração de ordenação episcopal, o novo bispo foi ungido com o óleo do Crisma. Além disso, recebeu o Livro dos Evangelhos, mais o anel episcopal, a Mitra e o Báculo Pastoral e assim, foi acolhido pelos colegas do episcopado.

Gaudium Press.jpgEm sua homilia, Dom Ruffinoni lembrou os tempos em que ele e Dom Adilson estavam percorrendo o mesmo caminho na Congregação dos padres Scalabrinianos.

“Na verdade, muitas coisas nos unem, somos da mesma família religiosa, nos encontramos há muitos anos atrás. Eu jovem missionário, recém-chegado da Itália, e tu um adolescente seminarista, no seminário em Guaporé. Depois cada um percorreu caminhos diferentes, tu na formação e eu na animação vocacional e no Paraguai. Foi aí que nos encontramos de novo, para trabalharmos juntos nesta terra Guarany, que nós dois amamos muito. Foi aí que nossa amizade cresceu nas dificuldades encontradas e na alegria do apoio de tantos amigos de cá e de lá da ponte da Amizade. Agora a ordenação episcopal nos une, ainda mais, neste serviço a Igreja”, ressaltou o bispo de Caxias do Sul.

Por sua vez, o novo bispo auxiliar de Porto Alegre não apenas agradeceu a presença de todos na celebração como também reforçou que “Deus vê o segredo de cada um e sabe sempre recompensar”.

Ao lembrar o lema escolhido para a ordenação episcopal, “Servo e Peregrino no Amor”, Dom Adilson explicou que o escolheu a partir do Evangelho do bom samaritano, uma vez que a Igreja Católica vivencia o Ano da Misericórdia. Segundo ele, a missão do bispo também é se aproximar dos que estão afastados.

“No caminho da vida o Senhor Deus me encontrou. É assim que espero encontrar os que me esperam. O bom samaritano também não quis fazer tudo sozinho. Somos trabalhadores dessa hospedaria chamada Igreja e conto com vocês para trabalhar e exercer minha missão de bispo”, disse.

No final, o recém-ordenado bispo direcionou suas palavras aos fiéis da Arquidiocese de Porto Alegre: “proponho-me a acolher e me coloco a serviço com o manto da profecia, percorrendo o caminho de Jesus peregrinando para a meta do reino de Deus”, declarou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Passo Fundo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas