Gaudium news > Papa recebe superiores Mercedários e exalta história da Ordem

Papa recebe superiores Mercedários e exalta história da Ordem

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 03/05/2016, Gaudium Press) – O Papa recebeu no Vaticano os superiores da Ordem de Santa Maria das Mercês (Misericórdias), mais conhecida como Ordem dos Mercedários, que se prepara para o XVI Capítulo Geral que se realiza em Roma de 23 de abril a 14 de maio e para as comemorações de seu oitavo centenário.escudomercedario.jpg

A Ordem fundada pelo leigo São Pedro Nolasco nasceu em 1218, na Espanha. Hoje ela está presente em 23 países.

Os Mercedários surgiram com a missão muito especial de redimir os cristãos cativos dos muçulmanos. É por isso que, além dos três votos tradicionais que os membros de toda ordem religiosa emitem (Pobreza, Obediência e Castidade), eles acrescentam um quarto voto: o voto da Redenção. Faz parte de seu carisma e missão libertar os cristãos feitos prisioneiros pelos islamitas.

Durante o encontro realizado na segunda-feira, 02/05, Francisco quis destacar os feitos da Ordem ao longo de sua história:

“Uma memória que evoca a realização de grandes feitos em oito séculos: a obra da redenção de cativos, a audaciosa missão exercida no novo mundo, além da existência de membros ilustres pela santidade e pelo conhecimento que ilustram a história. Há muito que recordar dos feitos dessa Ordem e nos faz bem recordá-los”.

Francisco recordou-lhes: “Queridos irmãos, nossa profissão religiosa é um dom e uma grande responsabilidade, pois a levamos em vasos de barro. Não confiemos em nossas próprias forças, mas nos entreguemos sempre à misericórdia divina. “

O Papa pediu-lhes que não ficassem só no passado, mas que se esforçassem para adequar-se ao futuro e agissem como profetas que servem.

Recordou-lhes que ser profeta é emprestar nossa voz humana à Palavra eterna, esquecermos de nós mesmos para que seja Deus a se manifestar.

Os mercedários têm a missão de seguir Cristo levando a boa nova do Evangelho aos pobres e para a libertação dos prisioneiros, disse o Pontífice.

Francisco concluiu suas palavras com uma exortação:

“No oitavo centenário da Ordem, não deixem de proclamar o ano de graça a todos aqueles aos quais são enviados: aos perseguidos por causa da fé e aos que estão privados de liberdade, às vítimas do tráfico, aos jovens de suas escolas, e aos fiéis de suas paróquias e missões”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas