Gaudium news > Igreja nas Filipinas pede a católicos que votação seja como “uma declaração pública de Fé”

Igreja nas Filipinas pede a católicos que votação seja como “uma declaração pública de Fé”

Manila – Filipinas (Quarta-feira, 04-05-2016, Gaudium Press) O Presidente da Conferência dos Bispos das Filipinas, Dom Sócrates Villegas, emitiu no domingo, 1º de maio, um “Chamado Pastoral” a uma semana das eleições gerais no país. No documento, os Bispos declaram que apoiarão os que forem eleitos, mas condicionam este apoio ao respeito dos ensinamentos da Igreja em matéria moral. “Uma pessoa não pode proclamar a Cristo como Rei e ao mesmo tempo aceitar o governo de alguém cujos pensamentos, discurso e atitude estão diametralmente opostos às demandas de submissão ao Senhoria de Jesus Cristo”, indicou o prelado.

Igreja nas Filipinas pede a católicos que votação seja como ?uma declaração pública de Fé?.jpg

Os Bispos pediram aos católicos votar nas eleições não apenas como um ato de cidadania, “mas também como uma declaração pública de Fé”, segundo destacou CBCP News. Os prelados advertiram que, apesar de compreensível que os cidadãos tenham expectativas de mudança diante de situações de incompetência ou indiferença, “isto não pode tomar a forma de apoiar a um candidato cujos discursos e ações, cujos planos e projetos mostrem insuficiente preocupação pelos direitos de todos, que tenha declarado abertamente sua indiferença ou até seu desgosto e desprezo pela Igreja, especialmente pelos seus ensinamentos morais”.

Os Bispos recomendaram buscar nos candidatos seriedade e honestidade em suas ações, assim como prometeram apoiar a todos governantes que demonstrem trabalhar para sanar “as feridas da divisão” a causa da política e que “respeite os direitos de todos e seja decidido em seu temor de Deus e o zelo pelos seus preceitos”. Quem reúna estas condições “tem o apoio da Conferência de Bispos”, para que em todos os lugares do país os crentes trabalhem em unidade “em torno de um governo justo e temeroso de Deus”.

Os Bispos de Filipinas pediram aos candidatos permitir aos votantes seu direito de tomar uma decisão informada, evitando as campanhas baseadas em enganos, “muito menos defraudando a nação”. O prelado solicitou aos fiéis somarem-se à novena de Rosários e Eucaristias de 01 a 09 de maio. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas