Gaudium news > Cresce a convicção de que Shakespeare era católico

Cresce a convicção de que Shakespeare era católico

Londres – Inglaterra (Quarta-feira, 04-05-2016, Gaudium Press) Os frades em suas obras eram bem tratados (Romeu e Julieta, Muito barulho por nada, Medida por medida); as peregrinações -atividade propriamente católica- abundam em uma época em que na Inglaterra não se podiam fazer muitas (Ricardo II, O Mercador de Veneza, As You Like It, O rei Lear); inclusive um anterior primado anglicano como Rowan Williams chegou a admitir o catolicismo de Shakespeare: nestas épocas em que se comemoram os 400 anos da morte do dramaturgo inglês, está cada vez mais em foco seu provável catolicismo.Cresce a convicção de que Shakespeare era católico.jpg

Não era fácil declarar-se católico nesses tempos de Henrique VIII e de Isabel I, de Thomas Cromwel e Cecil.

“Nessa época, inclusive os sacerdotes, inclusive os jesuítas, temiam ser descobertos, presos, feitos prisioneiros, torturados e julgados como traidores. Ele [Shakespeare] não foi ao encontro do martírio, mas tinha uma grande Fé Católica. E se sentiu comprometido como dramaturgo, na missão de proclamar a verdade de sua época e a Fé de que Hamlet chama ‘o mundo ainda não conhecido'”, afirma o padre jesuíta Peter Milward, professor de Literatura inglesa na Universidade de Tóquio e amplo conhecedor do tema.

A hipótese do catolicismo velado de Shakespeare a vem sustentando o Padre Milward desde “1973, quando publiquei meu primeiro livro Shakespeare’s Religious Background (O fundo religioso de Shakespeare). Hoje afortunadamente são muitos os livros que relançam esta questão, mas há ainda um certo prejuízo acadêmico que é difícil erradicar”.

Hoje são poucos os que negam que o pai de Shakespeare era católico, um “recusante”, alguém que pagava uma multa por não assistir ao culto oficial anglicano. A filha de Shakespeare também foi acusada de pertencer à resistência católica. Em 1580 um parente da mãe de Shakespeare foi executado por ser desta resistência e ocultar a um sacerdote católico. No século XVIII foi encontrado na casa familiar um tratado de espiritualidade do mártir jesuíta São Edmund Campion. A mãe de Shakespeare foi acusada de alta traição por suspeitas com relação à sua Fé.

Já em 1932 Chesterton dizia: “Que Shakespeare foi católico é algo que qualquer católico sente por um sentido comum convergente”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas