Gaudium news > Cardeal Müller: “A Igreja nunca poderá mudar a forma de distribuir os sacramentos”

Cardeal Müller: “A Igreja nunca poderá mudar a forma de distribuir os sacramentos”

Madri – Espanha (Quinta-feira, 05/05/2016, Gaudium Press) – Afim de apresentar o livro de sua autoria “Relatório sobre a esperança”, o Cardeal Gerhard Ludwig Müller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, esteve recentemente na Capital Espanhola.

Em seu livro, o Cardeal explica que “a Igreja nunca terá autoridade nenhuma para distribuir os sacramentos por uma suposta visão compassiva”, e é por isso que ela não poderá “conceder segundas núpcias enquanto o primeiro cônjuge continue vivo”.

O Cardeal Müller trata em seu livro sobre o matrimônio, a ideologia de gênero, os divorciados recasados e o aborto. Sendo doutrinariamente claro e objetivo, ele foi categórico ao afirmar que nenhum Papa pode mudar a ordem da administração dos sacramentos.

Coletiva de Imprensa

Durante a coletiva de imprensa, o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, referiu-se à “contradição” entre estar divorciado e casar-se novamente e querer comungar.

Depois, o Cardeal falou com precisão: “Não é possível (viver na graça de Deus em situação de pecado). A Igreja não tem a potestade de mudar o direito divino, não pode mudar a indissolubilidade do matrimônio. Não é possível dizer sim a Jesus Cristo na Eucaristia e não ao matrimônio. É uma contradição objetiva”.

Amoris Laetitia

A respeito da aproximação das famílias em situação irregular refletida na exortação do Papa Francisco sobre a família, ‘Amoris Laetitia’, o Cardeal sublinhou que quando uma pessoa está “em pecado mortal” tem que receber o sacramento da penitência e isto “não pode ser mudado pelo Papa, nem por um concílio ecumênico”.

O Cardeal Prefeito explicou que o Papa pede à Igreja para pensar como integrar estas pessoas que “apesar de viver uma situação incorreta querem aproximar-se da Igreja”, e fez uma advertência a propósito das “interpretações falsas” que vão “além do dogma da Igreja”.

O Cardeal ainda explicou que no caso dos divorciados recasados, eles devem “separar-se do cônjuge ilegítimo” ou conviver com ele em “perfeita castidade” pois, viver em “uma situação contrária à lei divina” não se justifica para ninguém e, menos ainda, para o cristão.

Estilo Pastoral e contradição

O Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé destacou o estilo “pastoral e próximo às pessoas” que é característica do Papa Francisco e que ele procura desenvolver e sublinhou: o livro foi elaborado “com grande dedicação ao Papa”. E por isso pediu a todos que não sejam mal interpretadas suas palavras e que não se “inventem contradições” entre os Pontífices.

Arcebispo de Madri

Por seu turno, o Arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro, a propósito do título do livro do Cardeal Müller (“Relatório sobre a esperança”), procurou exatamente destacar a esperança que a Igreja pode oferecer ao homem de hoje, em qualquer situação em que se encontre. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas