Gaudium news > Universitários romanos farão peregrinação noturna ao Santuário do Divino Amor

Universitários romanos farão peregrinação noturna ao Santuário do Divino Amor

Roma – Itália (Quinta-feira, 05-05-2016, Gaudium Press) Como uma oportunidade de vivenciar a graça do Ano Santo da Misericórdia, os universitários romanos peregrinarão este final de semana no Santuário de Santa Maria do Divino Amor, invocação mariana conhecida também como a “Salvadora de Roma”.

Universitários romanos farão peregrinação noturna ao Santuário do Divino Amor.jpg

A peregrinação noturna, que iniciará no próximo sábado, 07 de maio, às 23h na Praça da Porta Capena, terá por lema “Na misericórdia de Deus o mundo encontrará a paz, e o homem a felicidade”, tomado da Bula ‘Misericordiae Vultus’ com a qual o Papa Francisco convocou o Jubileu Extraordinário.

Organizada pela Oficina Diocesana para a Pastoral Universitária, que dirige o Bispo Auxiliar Lorenzo Leuzzi, a romaria se propõem convocar aos jovens estudantes para que façam uma profunda experiência de oração pelas mãos da Mãe de Deus, neste mês dedicado a Maria.

“O objetivo desta iniciativa é dar a possibilidade aos jovens de fazer experiência da profundidade e da riqueza, inclusive no cansaço, da oração da noite, que na perspectiva existencial e espiritual segue o valor teológico da mesma oração de Jesus, assim como os Evangelhos nos apresentam”, disse a Irmã Doriana Giarratana, da Oficina Diocesana para a Pastoral Universitária, que é citada por RomaSette.it.

O caminho até o Santuário do Divino Amor contará com três etapas: a Porta de São Sebastião, Fosse Ardeatine e a Clínica Santa Lucia. Durante o caminho os jovens irão meditando os mistérios do Santo Rosário, que estarão acompanhados por cantos dedicados à Mãe de Deus.

“Percorremos por inteiro os mistérios do Rosário e oferecemos reflexões sobre o documento ‘Dives in Misericordia’ de João Paulo II, do qual faz com frequência referência o Papa em ‘Misericordiae Vultus’. Por outra parte, por ocasião do Ano Jubilar, lhe daremos particular atenção à Coroinha da Misericórdia de Sor Faustina Kowalska”, acrescentou a religiosa.

O momento central da peregrinação será a Santa Missa que presidirá Dom Leuzzi ao amanhecer do domingo, 08 de maio. A Celebração Eucarística estará acompanhada pelo Coro São João Bosco.

Salvadora de Roma

O Santuário romano de Santa Maria do Divino Amor está situado nas periferias da capital italiana. Sua origem não se relaciona com uma aparição milagrosa, mas com uma bela imagem da Virgem que se colocou até o século XIII em uma das torres que protegiam o Castelo de Leva, pertencente a família Savelli-Orsini.

Conta-se que até o ano 1740 um caminhante que se encontrava ao redor da torre foi atacado repentinamente por uma matilha de cachorros que por pouco não lhe ocasionam a morte. Ele olha até a torre e ao ver a imagem de Santa Maria lhe pede auxílio. De imediato os cachorros saem fugindo apavorados. Após este fato, a imagem começa a ganhar fama e constroem um templo em sua honra.

Alguns séculos depois, no ano 1944, sucede um grande acontecimento para a capital italiana. Aquele então a cidade corria perigo de ser destruída pela Segunda Guerra Mundial. Confiando em que Maria os protegeria de tal nefasto sucesso, os cidadãos romanos iniciam pelas igrejas uma peregrinação com a venerada imagem fazendo uma tripla promessa: renovar a própria vida, construir-lhe um novo Santuário e realizar obras de caridade em sua honra. No dia 11 de junho de 1944 o Papa Pio XII ora, junto aos romanos, em ação de graças a Nossa Senhora, dando-lhe o título de “Salvadora de Roma”.

São João Paulo II em maio de 1979, pouco tempo depois de ser eleito Pontífice, cataloga ao santuário como “o coração da devoção mariana da Diocese de Roma”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas