Gaudium news > Mensagem do Papa pelo Dia Mundial das Comunicações é tema de discussão em São Paulo

Mensagem do Papa pelo Dia Mundial das Comunicações é tema de discussão em São Paulo

São Paulo (Sexta-feira, 06-05-2016, Gaudium Press) O Serviço à Pastoral da Comunicação (Sepac) promoveu recentemente a discussão sobre a mensagem do Papa Francisco para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, em São Paulo.

view.jpg

Na ocasião, os diálogos foram mediados pela coordenadora de Cursos no Sepac, Irmã Helena Corazza. Além disso, o evento contou com a participação bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Comunicação, Dom Devair Araújo da Fonseca, como convidado conferencista.

Dom Devair, inclusive, analisou a mensagem do Papa Francisco através de quatro pontos, sendo o primeiro o de construir pontes, seguida pelo compromisso com a verdade, a escuta ou o saber ouvir e o bom uso dos meios de comunicação.

“O Papa Francisco em sua mensagem convida os comunicadores a serem ‘construtores de pontes’ entre as pessoas, entre os povos e culturas. Eles trabalham buscando a verdade, mas precisam cada vez mais aprende a escutar, para que os meios de comunicação sejam humanizados. Tudo isso só será possível à medida e na proporção em que, cada comunicador se deixar envolver pela misericórdia que vem do Verbo Encarnado”, afirmou o prelado.

Por sua vez, o bispo da Diocese de Limeira e referencial da Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Vilson Dias de Oliveira, também participou dos debates comentando os problemas causados pela “cultura da superficialidade”, referindo-se à falta de preocupação das pessoas para com os mais necessitados.

“É preciso superar a cultura da superficialidade e buscar compreender o ser humano na sua totalidade com muita caridade e misericórdia para os dramas que todos apresentam por conta da sua história de vida. Torna-se necessário vencermos as telas do computador e do celular, e caminharmos ao encontro dos irmãos e irmãs que precisam de nós, de nossa presença, de nosso testemunho, de nosso amor e de nossa ajuda”, ressaltou. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas