Gaudium news > Sacerdotes romanos se preparam para o encontro pastoral diocesano de junho

Sacerdotes romanos se preparam para o encontro pastoral diocesano de junho

Roma – Itália (Sexta-feira, 06-05-2016, Gaudium Press) O Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Papa para a Diocese de Roma, dirigiu uma carta aos sacerdotes da Diocese na qual anuncia dois importantes eventos para o próximo mês de junho.Sacerdotes romanos se preparam para o encontro pastoral diocesano de junho.jpg

O primeiro deles será o Jubileu dos Sacerdotes que ocorrerá na Cidade Eterna entre os dias 1 e 3 de junho, no marco da solenidade do Sagrado Coração de Jesus. O evento, que ocorre em meio as iniciativas do Ano Santo da Misericórdia, congregará a membros do clero do mundo inteiro, junto com o Papa Francisco como sinal de comunhão.

Para o 1º de junho os sacerdotes, e também os seminaristas, estão convidados a dirigir-se a alguns dos templos jubilares de preparação espiritual que estabeleceu o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dicastério vaticano a cargo das iniciativas para o Ano Santo. Nestes templos -San Salvatore in Lauro, Santa María in Vallicella e San Giovanni dei Fiorentini- os presbíteros poderão celebrar o Sacramento da Reconciliação e participar da Adoração Eucarística. De algum destes lugares, também poderão iniciar a peregrinação até a Porta Santa da Basílica de São Pedro.

O dia 02 de junho é a data do retiro espiritual que ministrará o Papa Francisco a todos os sacerdotes e seminaristas do mundo, nas Basílicas de São Pedro, São Paulo Extramuros e São João de Latrão. Todas as meditações do Papa nos três templos -que ocorrerão às 9h30, 11h00 e 16h00- serão transmitidas ao vivo e através da Internet. Para este encontro, os presbíteros romanos se reunirão na Basílica de São João de Latrão.

O Jubileu dos Sacerdotes se encerrará no dia 03 de junho com a Celebração Eucarística da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus que será presidida pelo Santo Padre às 09h30 na Praça de São Pedro.

O segundo grande evento do clero romano será nos dias 16 e 17 de junho com o encontro pastoral diocesano que ocorre na Diocese de Roma todos os anos. Este também ocorrerá na Basílica de São João de Latrão e será aberto pelo Papa Francisco. O tema deste ano -como anunciou o Cardeal Vallini- é a Exortação Apostólica ‘Amoris Laetitia’ do Santo Padre.

De acordo com o Vigário da Diocese de Roma, as conclusões do encontro, assim como as orientações pastorais que surjam após o mesmo, serão comunicadas na assembleia diocesana que ocorrerá em setembro.

“Nos últimos anos abordamos o tema da iniciação cristã e o compromisso dos pais de família. Nos parece indispensável seguir agora na pastoral familiar para fazer nossas as indicações pastorais da Exortação Apostólica”, escreve o Cardeal, que conclui a missiva expressando: “Querido irmão, confio muito que estes momentos diocesanos possam contribuir para o crescimento da comunhão eclesial e o desenvolvimento de nossa missão na Igreja de Roma”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas