Gaudium news > Dor vivida na esperança cristã conduz à alegria da vida, diz Francisco

Dor vivida na esperança cristã conduz à alegria da vida, diz Francisco

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 06/05/2016, Gaudium Press) – Para o Papa Francisco, o cristão não anestesia a dor mas vive-a na esperança e a dor vivida na esperança cristã abre-nos à alegria da vida.

Seu pensamento foi expresso durante a homilia feita na Santa Missa celebrada na Casa Santa Marta nesta sexta-feira, 6 de maio.

O trecho do Evangelho lido durante a celebração, cita Jesus antes da Paixão. Jesus adverte os discípulos de que estarão tristes, mas que esta tristeza transformará em um grito de alegria. Tal como a mulher na hora do parto que, após dar à luz, “já não se lembra do sofrimento”, disse o Papa.

“A dor é dor, mas vivida com alegria e esperança abre-te a porta à alegria de um fruto novo”, acrescentou Francisco.

O Pontífice recordou que a alegria sem esperança é um simples divertimento e a esperança sem alegria não passa de otimismo. É a alegria que dá força à esperança:

” A alegria faz forte a esperança e a esperança floresce na alegria. E assim vamos em frente. Mas ambas com esta atitude que a Igreja quer dar, estas virtudes cristãs, indicam um sair de nós mesmos. O alegre não se fecha em si mesmo…”.

Encerrando a Santa Missa, Francisco pediu a Deus uma alegria que inunde toda a Igreja.

Que o Senhor nos dê a graça de uma alegria grande e autêntica e que seja a expressão da verdadeira esperança. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas