Gaudium news > Cardeal Dolan visita cristãos refugiados no Curdistão

Cardeal Dolan visita cristãos refugiados no Curdistão

Nova York – Estados Unidos (Sexta-feira, 06-05-2016, Gaudium Press) Realidades extremas, mas sempre sob o sinal da esperança: isso foi o que encontrou o Cardeal Timothy Dolan, Arcebispo de Nova York, na visita que fez a refugiados em sua maioria cristãos, no Curdistão, em sua qualidade de presidente da junta diretiva do ‘Catholic Near East Welfare Association – CNEWA’ (Associação para o Bem-Estar dos Católicos do Próximo Oriente), no último mês de abril.

Cardeal Dolan visita cristãos refugiados no Curdistão.jpg

“Eles zombavam de mim enquanto assassinavam ao meu filho; porque eles diziam ‘Ela é cristã; ela deve perdoá-los'”: Isso lhe narrou uma mãe ao Cardeal Dolan, de um dos tantos crimes cometidos pelo autodenominado Estado Islâmico, quando em junho de 2014 este grupo tomou Mosul e a planície de Nínive, ocasionando o êxodo de 110.000 pessoas em boa parte cristãs.

O purpurado americano afirma que as declarações dos refugiados cristãos são um poderoso testemunho de Fé, amor e sacrifício, e que os católicos americanos devem ser generosos no apoio a estas pessoas.

Os cristãos de Mosul e a planície de Nínive “tiveram que abandonar suas casas em um par de horas e não puderam levar nada” apenas crianças e anciãos. Agora, em campos de refugiados em Erbil e Dohuk onde recebem uma adequada atenção, fazem manifestação de uma “extraordinária e vívida Fé”.

Eles vivem no que se poderia chamar “trailers”, em zonas seguras, com suas necessidades de saúde, alimentação e educação cobertas graças a ajuda de associações como Catholic Relief Services, Ajuda a Igreja Que Sofre, CNEWA, os Cavaleiros de Malta, os Cavaleiros de Colón e o governo do Curdistão.

A Igreja local ali é “muito, muito vibrante. Nos alojamos na zona cristã de Erbil, e era marcadamente vibrante. Visitamos o seminário, onde há 22 jovens preparando-se para o sacerdócio. Tivemos uma Missa, a qual assistiram grandes multidões de pessoas que adoravam belamente, reverentemente e alegremente. Fomos ao Babel College, que é uma instituição de educação superior para a filosofia e a teologia dos seminaristas, as Irmãs e os líderes leigos. Vimos os sonhos do Arcebispo [Bashar] Warda para uma eventual universidade católica”.

No entanto o Cardeal Dolan também declarou que os cristãos expulsos de Mosul e Nínive desejam fortemente retornar ao seu lar. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas