Gaudium news > Publicam na Espanha manual para que pais de família preparem o Batismo de seus filhos

Publicam na Espanha manual para que pais de família preparem o Batismo de seus filhos

Sevilha – Espanha (Sexta-feira, 06-05-2016, Gaudium Press) Preocupados por levar uma melhor preparação para o Sacramento do Batismo, a Delegação Diocesana de Catequese da Arquidiocese de Sevilha na Espanha, emitiu recentemente um manual para as Catequeses Pré-Batismais.

Publicam na Espanha manual para que pais de família preparem o Batismo de seus filhos.jpg

Dirigido especialmente aos pais e padrinhos das crianças que serão batizadas, o documento se adapta ao que indica o Diretório de Iniciação Cristã da Diocese sevilhana, onde se adverte a necessidade de uma adequada preparação prévia ao sacramento.

“Esta preparação constitui hoje uma das mais graves preocupações dos pastores diante da carência de sinais da vida cristã que se observa em um bom número de pais, apenas evangelizados, e que mantem atitudes de indiferença e de distanciamento da comunidade eclesial e da prática religiosa (…) Nos parece de grande valor as orientações sobre esta preparação, seja na preparação remota como na preparação próxima imediata”, se expõem no Diretório.

Desta maneira, como se sublinha no manual, o objetivo da preparação ao batismo é principalmente evangelizador, propondo a pais e padrinhos “uma Fé viva em Cristo e sua mensagem, um conhecimento básico da Revelação de Deus e a Escritura, uma experiência da Igreja como comunidade de salvação e de amor fraterno, uma consciência da necessidade de dar testemunho evangélico e um compromisso sincero de que sejam verdadeiros iniciadores dos novos batizados na vida cristã pessoal e comunitária”.

Portanto, trata-se de “aprofundar no que é e significa a Fé na vida do cristão, valorizar e agradecer o Batismo como dom de Deus, tomar consciência da responsabilidade que contraem os pais ao pedir o Batismo de seus filhos, participar ativa e conscientemente na celebração do Sacramento”.

O manual se divide em quatro momentos: a Acolhida da Igreja e três catequeses. No primeiro se oferecem algumas pautas na qual se estabelece um diálogo com os pais de família que pedem a Iniciação Cristã para seus filhos, assim como situações especiais que tem que se levar em conta no momento da acolhida, como é o caso dos pais com filhos com deficiência.

Já as catequeses se focam em três temáticas: a Fé, onde se aprofunda em como vivê-la em família e como os pais devem transmiti-la a seus filhos; o Batismo e seu significado; e a celebração do Batismo como tal.

Adicionalmente, o manual inclui um programa paroquial e diocesano de ajuda aos pais que tem por objetivo colaborar com as paróquias em seu trabalho com a família, os meios com os quais contam e as atividades que realizam em favor delas.

Também se expõem os meios com os quais conta a Delegação Diocesana da Família em Vida em colaboração com as paróquias, como é a mesma delegação, os Centros de Orientação Familiar Diocesanos (COF), e o Projeto Raquel de acompanhamento às pessoas com feridas pelo aborto, entre outros. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas