Gaudium news > Fiéis mineiros prestam homenagens a Santa Rita de Cássia

Fiéis mineiros prestam homenagens a Santa Rita de Cássia

Santa Rita do Sapucaí – Minas Gerais (Sexta-feira, 06-05-2016, Gaudium Press) A novena e festa em memória a Santa Rita de Cássia, no município mineiro de Santa Rita do Sapucaí, vem sendo preparada pelos organizadores do Santuário Arquidiocesano dedicado à Padroeira.

view.jpg

Com base no lema deste ano “Com humildade Santa Rita alcançou a glória de Deus”, o novenário inicia-se em 13 de maio, com missa às 15h e às 19h, sendo concluída no dia 21.

Ao longo deste período, haverá uma extensa programação religiosa que incluirá atividades como uma carreata no primeiro dia da novena, seguida por celebrações eucarísticas, atendimento de confissões, bênçãos e unção com o óleo de Santa Rita e a tradicional procissão luminosa no dia da Padroeira, 22 de maio.

Para as cerimônias durante as novenas, diversos sacerdotes foram convidados, entre eles os padres José Luiz Queimado, Flávio Sobreiro da Costa, Clemildes Francisco de Paiva, Evaldo Souzan e Helder José da Silva.

Considerada a maior comemoração na cidade, a festividade já foi realizada mais de 200 vezes. Nesta edição, em plena segunda quinzena desse mês, a população mineira acolherá os fiéis vindos de várias partes do país.

Entre as edições da celebração, uma é vista como especial: a de 1957 se tornou marcante para os católicos locais, uma vez que que houve a cerimônia do quinto centenário da morte de Santa Rita. Naquela época, havia chego à cidade a imagem de madeira da Padroeira, vinda de Cássia, na Itália, junto com um hábito de freira e uma partícula óssea da santa.

No início deste século, o Pároco do Santuário, o Cônego Vonilton Augusto Ferreira, propôs que a festa passasse a ter como ponto de partida uma quinzena, na qual todas as quintas-feiras, a partir de fevereiro, são organizadas celebrações eucarísticas no intuito de lembrar a vida de Santa Rita de Cássia, desde o seu nascimento até a sua morte.

Neste tempo, as casas do município mineiro, assim como as comunidades urbanas e rurais, têm a oportunidade de receber uma capelinha com a imagem da padroeira, que permanece nas residências por 24 horas como forma de abençoar e proteger os lares familiares. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Pouso Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas