Gaudium news > Igreja do Recife celebra dia de São Félix de Cantalício

Igreja do Recife celebra dia de São Félix de Cantalício

Recife – Pernambuco (Sexta-feira, 13-05-2016, Gaudium Press) A capital Recife celebra os oito anos da tradicional festa de São Félix de Cantalício, considerado o Santo que nasceu, viveu e morreu na extrema pobreza material.

Gaudium Press.jpgA celebração ocorre neste próximo domingo, 15, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, localizada na Praça Dom Vital, no bairro de São José. Na ocasião, a missa marcada para as 9h será presidida pelo Frei Luís de França Fernandes e concelebrada por outros sacerdotes arquidiocesanos.

Ainda na celebração eucarística, os sacerdotes presentes ficarão a cargo de abençoar o óleo de São Félix de Cantalício, um rito celebrado pela data em especial e em proteção ao povo de Deus.

Em seguida, haverá uma procissão com a Imagem de São Felix em torno das ruas da basílica. Segundo a organização, a expectativa é de receber centenas de fiéis que veem agradecer as graças alcançadas durante todo o ano.

São Félix de Cantalício

Irmão leigo capuchinho, foi canonizado pela Igreja Católica e se tornou o primeiro irmão da ordem a ser reconhecido como Santo pela Igreja Católica.

São Félix de Cantalício nasceu de um casal de camponeses e viveu a infância e juventude no campo. Ainda na fase da adolescência, trabalhou como pastor e lavrador em uma grande propriedade, ao mesmo tempo que guardava consigo o desejo de cada vez aumentar a sua Fé, praticando penitências, oração contemplativa e a caridade.

Então, resolveu deixar a vida que levava para seguir o caminho religioso. Aos 27 anos foi admitido ao convento dos capuchinhos em Roma como irmão leigo. No ano de 1545 proferiu seus votos religiosos no Convento de Monte São João.

Nos primeiros anos, serviu tanto a este convento quanto aos conventos de Tívoli e o de Palanzano de Viterbo. Mais tarde, em 1547, se transferiu para a capital italiana e começou a residir no Convento de São Boaventura.

Vivendo de forma humilde e simples, São Félix de Cantalício tinha se dedicava mais precisamente aos menos favorecidos. Com um rosário nas mãos e carregando um saco às costas, trajava-se com um velho hábito e foi mendicante por muito tempo. E sempre quando alguém o ajudava, respondia “Deo gratias”, que significa Graças a Deus. Fato este que o fez ser reconhecido como o “Frei Deo Gratias”.

O religioso, mesmo sendo analfabeto, chegou a ter contato com o Filipe Néri e Carlos Borromeu, além do futuro Papa Sixto V.

No dia 18 de maio de 1587, São Félix de Cantalício veio a falecer em Roma. Após a sua morte, o Papa Sisto V iniciou o processo de sua beatificação, concedida em 1625 pelo Papa Urbano VIII. E anos depois, em 1712, foi canonizado pelo Papa Clemente XI. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas