Gaudium news > Igreja em Valência destinará coleta de Corpus Christi para prejudicados pelo terremoto no Equador

Igreja em Valência destinará coleta de Corpus Christi para prejudicados pelo terremoto no Equador

Valência – Espanha (Terça-feira, 24-05-2016, Gaudium Press) O Arcebispo de Valência, Cardeal Antonio Cañizares, dispôs que todas as coletas que se realizem durante a festividade de Corpus Christi no próximo dia 29 de maio -Dia da Caridade na Espanha-, sejam destinadas para os prejudicados pelo terremoto do Equador ocorrido em abril.

Igreja em Valência destinará coleta de Corpus Christi para prejudicados pelo terremoto no Equador 1.jpg

Por meio de uma carta, o purpurado animou a toda comunidade diocesana -párocos, sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis leigos- a participar de maneira ativa e generosa na coleta que se destinará de maneira íntegra para cobrir as necessidades dos prejudicados pelo fenômeno natural, e se fará chegar à Igreja Equatoriana com o apoio da Cáritas Diocesana.

“Sejam muito generosos com nossos irmãos do Equador: é um dever de caridade que reclama seu cumprimento ao celebrar a festa do Corpo e do Sangue de Cristo, a Eucaristia, Sacramento da Caridade, Dia do Amor fraterno”, diz o Cardeal na missiva, citada pela AVAN, agência de notícias da Arquidiocese de Valência.

O Arcebispo de Valência assegura que com a mostra de generosidade está “plenamente convencido que não desfraldaremos nem ao Senhor, que nos manda ‘amai-vos como eu vos tenho amado’, nem aos nossos irmãos equatorianos, nem ao que corresponde a nossa Diocese de Valência neste Ano Santo do Cálice da Misericórdia”.

Também disse que é importante não esquecer a tragédia ocorrida no Equador, já que a necessidade segue ali presente: “um mês depois daquele terrível terremoto, que assolou ao nosso país irmão, muito querido, Equador, quase nos esquecemos, passado o momento inicial, já daquela calamidade na qual sofreram tantos equatorianos e o país inteiro (…) A desgraça e a necessidade estão aí, permanecem muito vivas e sangrentas; a demanda de ajuda e de apelação às nossas consciências para que exerçamos a caridade como se deve, seguem clamando”.

Entretanto, Dom Adelio Pasqualoto, Bispo de Napo, Equador, que foi recebido no dia 18 de maio pelo Cardeal Cañizares, agradeceu ao Arcebispo de Valência, em nome da Conferência Episcopal Equatoriana, o generoso gesto solidário com o país.

O prelado do Equador contou sobre a difícil situação que deixou o terremoto em seu país, sobretudo o número de igrejas afetadas pelo movimento telúrico: “Na parte da costa houve grandes problemas, ali o terremoto arrasou com tudo; 97 igrejas das quais 61 já não se podem recuperar e estão celebrando ao ar livre”.

Detalhou que na costa 128 escolas e colégios também se viram afetados, “quando precisamente nessa temporada iniciava o ano escolar”. Tendo em conta igualmente que a costa havia sido golpeada semanas antes por fortes inundações.

Igreja em Valência destinará coleta de Corpus Christi para prejudicados pelo terremoto no Equador 2.jpg

Três semanas depois da ocorrida catástrofe, Cáritas Equador apresentou um plano de pós-emergência e reconstrução que tem um valor de 1,4 milhões de euros. O plano compreende quatro eixos prioritários: garantir a segurança alimentícia; proporcionar apoio espiritual, psicológico e social aos prejudicados; impulsionar programas de reconstrução de casas antissísmicas e desenvolver atividades de reativação econômica para a obtenção de meios de vida dignos e duradouros. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas