Gaudium news > Relíquia de São João Bosco chega ao México

Relíquia de São João Bosco chega ao México

León-Guanajuato – México (Terça-feira, 24-05-2016, Gaudium Press) Felizes! Assim estão os mexicanos, especialmente os habitantes de León, Guanajuato, com a chegada de uma relíquia de São João Bosco que ficará para sempre no Santuário Nacional Dom Bosco. O relicário, que consiste em uma imensa imagem do santo italiano em cujo interior se encontra uma relíquia em primeiro grau do fundador da Congregação salesiana, chegou à cidade procedente de Turim, Itália, no dia 15 de maio, quando a Igreja comemorava a festividade de Pentecostes.Relíquia de São João Bosco chega ao México.jpg

Um número significativo de crianças e jovens -pelos quais tanto trabalhou o santo-, vestidos de batina negra, foram os encarregados de receber o relicário, que entrou no Santuário por volta do meio-dia do último domingo.

“A presença de Dom Bosco deve ajudar a aproximar-nos de Deus”, foi a mensagem que deu o Padre Hugo Orozco, Inspetor Salesiano, durante a homilia da celebração Eucarística que presidiu.

A relíquia foi entregue como presente ao Santuário mexicano pelo próprio Reitor Maior dos Salesianos, Dom Ángel Fernández Artime, que decidiu confiá-la ao santo lugar dedicado a Dom Bosco.

A relíquia é uma de várias que a Congregação Salesiana dispôs para a peregrinação mundial que se realizou nas casas da Família do Santo desde o ano 2009 como preparação aos 200 anos de seu nascimento que se comemoraram em agosto de 2015, como explicam os mesmos salesianos através da agência ANS: “Para facilitar os deslocamentos entre as distintas nações, foram preparadas mais urnas, ainda que se tenha excluído que várias Urnas estivessem simultaneamente em peregrinação nas Inspetorias (…) Nos apresentamos então a questão de que uso e destino deviam ter estas urnas de Dom Bosco que contêm uma relíquia”.

A Congregação fundada por Dom Bosco escolheu León, no México, pela centralidade do país, mas também pela grande devoção que existe ali pelo santo italiano, a qual nasceu em parte graças à presença dos cooperadores salesianos na cidade.

Conta-se que quando o quinto sucessor de São João Bosco, o Padre Renato Ziggiotti, visitou León em 1956 ficou muito impactado pela devoção que ali percebia ao santo da juventude. Naquela ocasião o sacerdote exclamou: “É verdade que em Turim está o corpo de Dom Bosco, mas aqui está seu coração”.

Na América Latina, além do México, Panamá -a Basílica de São João Bosco- recebeu outra das relíquias, convertendo-se os dois Santuários em epicentro para as peregrinações salesianas do continente.

A construção do Santuário dedicado a Dom Bosco em León, Guanajuato, foi impulsionada em 1951 por Juvencio Cajiga, que desejava um templo dedicado ao santo salesiano, além de uma escola para crianças pobres. Justo quando começava a construção recebeu uma relíquia enviada pelo Padre Ziggioti. Desde então o lugar é conhecido como “A Cidade de Dom Bosco”.

Outras urnas com as relíquias de Dom Bosco foram levadas ao Nairobi, Quênia, no Santuário de Maria Auxiliadora; a Casa Mãe da Inspetoria Salesiana na China; e ao templo de Dom Bosco em Cherrapunjee na Índia. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas