Gaudium news > IX Encontro Mundial das Famílias será em Dublin em 2018

IX Encontro Mundial das Famílias será em Dublin em 2018

Cidade do Vaticano / Dublin (Terça-feira, 24/05/2016, Gaudium Press) – O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, anuciou na Sala de Imprensa da Santa Sé que o IX Encontro Mundial das Famílias será em Dublin, capital da Irlanda, entre 22 e 26 de agosto de 2018.

O Encontro terá como lema “O Evangelho da família, alegria para o mundo”. E será “o primeiro grande encontro das famílias do mundo após o Sínodo dos Bispos, após o qual o Papa Francisco publicou a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, que torna-se, obviamente, a “Carta Magna” de todo o encontro, quer na sua preparação como na sua celebração”, afirmou Dom Paglia.

“A Exortação Apostólica, que foi às Igrejas locais para ser acolhida, abraçada, aprofundada e aplicada nos diversos contextos culturais, terá em Dublin uma etapa significativa desta recepção. Amoris in Laetitia requer não uma simples atualização da pastoral familiar, mas bem mais do que isto: um novo modo de viver a Igreja, um novo modo de realizar aquele amor que tona alegre a vida do povo de Deus, das famílias e da própria sociedade”, continuou Dom Paglia.

Preparação

O Arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, tem a ideia de que o evento deve ser “mundial a nível de preparação”, pois às vezes vemos “críticas a eventos que parecem mundiais, mas a preparação é local”.

A realização dele “será uma ocasião para a renovação eclesial e a Igreja na Irlanda poderá ser um estímulo para outros países. É este o desafio que a Igreja na Irlanda deve enfrentar, mas estou certo que conseguiremos vencê-lo bem”, disse Dom Diarmuid.

“Precisamente ontem falávamos disto em uma reunião da Conferência Episcopal irlandesa e pensamos a um momento de partilha de experiências de todos os movimentos familiares europeus. Falta somente a data, mas será provavelmente em setembro ou outubro”, contou Dom Diarmuid Martin.

Dom Paglia informou que o Pontifício Conselho para a Família está organizando diversas iniciativas voltadas aos movimentos, com o envolvimento de teólogos de todo o mundo e de comunidades e universidades. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas